Planaltina



Originalmente um município goiano, teve parte de seu território integrada ao novo Distrito Federal, quando da transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960. Completou 150 anos, tem atualmente 1534 km² e conta com aproximadamente 234 mil habitantes, segundo dados de 2005.

Os primeiros registros sobre essa cidade datam da metade do século XVIII, quando ela passa ser ponto de parada no caminho da estrada real, empregada para o escoamento de ouro e arrecadação de dízimos territoriais à coroa.

Mais tarde, na cidade foi instalado um posto da Coletoria , responsável pela cobrança de impostos estaduais e federais. No ano de 1892, acontece um fato que ligará definitivamente a história de Planaltina à de Brasília. Trata-se da vinda da Comissão Cruls que realizou os primeiros estudos para a implantação da futura Capital Federal no Planalto Central. O então Presidente da República Epitácio Pessoa, baixou o Decreto nº 4494 de 18 de janeiro de 1922, determinando o assentamento da Pedra Fundamental. No dia 7 de setembro de 1922, foi lançada a Pedra Fundamental, onde pretendia-se construir a futura capital do Brasil. Planaltina tem a melhor Via Sacra do DF. fundado em 1973, com o objetivo de montagem e representação da Paixão de Cristo na cidade, caráter essencialmente religioso, desenvolve hoje, nesse nível, vasta programação popular, com a participação de um grande número de pessoas da comunidade local, do Distrito Federal e de outros estados.

Unindo o ato religioso com o de peregrinação, o grupo Via Sacra, encontrou como cenário para a Via Crucis o Morro da Santíssima Trindade, mais conhecido como Morro da Capelinha.

Hoje as Procissões de Ramos acontece nas ruas da cidade, o Santo Louvor, a Missa de Ramos, Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, Missa de Lava Pés, Santa Ceia, Via Sacra das Crianças e Vem Cantar com Cristo acontecem no módulo Esportivo em Planaltina, do Julgamento a Ressurreição e Ascensão de Jesus Cristo são representados no Morro da Capelinha, por mais de 1000 atores e coordenados por 400 pessoas na técnica e no apoio.

Regiões Turísticas

Localização

Planaltina está localizada a 38km de Brasília.

Hotéis e Pousadas em Planaltina








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Planaltina

Notícias > Ambiente > Ações ambientais

Projeto vai ampliar produtores de água no Distrito Federal

Projeto vai ampliar produtores de água no Distrito Federal

Atualmente, 50 produtores estão inscritos voluntariamente no projeto. Entre eles, 32 já adotam melhores práticas

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Produção associada para incrementar destinos turísticos

Manual de Integração da Produção Associada ao Turismo traz o passo a passo sobre como desenvolver atividades turísticas

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Estudantes de Brasília/DF embarcam no Viaja Mais Jovem

Estudantes de Brasília/DF embarcam no Viaja Mais Jovem

Programa do MTur oferece viagens pedagógicas a mais de mil alunos do Distrito Federal

 

Agências de viagens e turismo em Planaltina

Josias Turismo

Josias Turismo

Setor Tradicional Norte - Planaltina/DF

WM Turismo

WM Turismo

Buritis II - Planaltina/DF

Drik Turismo

Quadra 07 Conjunto H lt12 Loja 03
Arapoanga - (61) 3489-1312

Elitur Turismo

Quadra 02 Conjunto J Casa 23
(61) 3389-2517

Veja todos as agências de turismo