Taguatinga



Taguatinga é uma região administrativa (ou cidade-satélite) do Distrito Federal brasileiro.

A cidade foi fundada em 5 de junho 1958, em terras que anteriormente pertenciam à fazenda Taguatinga. O nome tem origem indígena e significa "Ave-branca". Com efeito, o gavião-tesoura - predominantemte branco - é muito comum na região, embora não se tenha registro de o animal ser conhecido por "taguatinga". A tradução moderna, "Barro-branco", não parece razoável, pois seria muito curioso que um lugar onde o barro é completamente vermelho tivesse o nome de "Barro-branco". Inicialmente a cidade se chamava vila Sarah Kubitschek, mas depois seu nome foi alterado para Santa Cruz de Taguatinga, permanecendo apenas Taguatinga. Não raro, é chamada pelos habitantes locais simplesmente como "Taguá".

Esta cidade-satélite foi criada para desfazer as invasões que tomavam conta de Brasília. Os operários que se deslocaram de todo o Brasil para construir a Nova Capital resolveram fazer ali também sua morada. Como, no entanto, eram pobres, invadiram terras e construíram barracos, revelando para um país que cria em seu rápido desenvolvimento, a realidade de pobreza em que vivia sua população.

Criou-se Taguatinga, afastada 19 km do Plano Piloto, nome dado à região administrativa de Brasília em contraposição às suas cidades-satélites.

Taguatinga cresceu, porém, desenvolveu-se especialmente em função do comércio e dos empregos que sua população obtinha em Brasília. Tornou-se um importante centro comercial dentro do Distrito Federal e pólo de atração para a população das cidade-satélites próximas, abrigando shopping centers de grande porte. Taguatinga hoje chega a ser considerada uma das cidades mais ricas e auto-independente de Brasília e a capital econômica do Distrito Federal, com 355.000 habitantes no ano de 2009. Algumas cidades que antigamente faziam parte da Região Administrativa de Taguatinga: Ceilândia, Samambaia, Águas Claras e Vicente Pires.

Regiões Turísticas

Localização

Taguatinga está localizada a 19km da capital do estado.

Acesso

Por terra: As chamadas "Estradas Parques" fazem a ligação entre Taguatinga e a região do Plano Piloto de Brasília. São três as vias de acesso: EPTG (Estrada Parque Taguatinga, ou "Linha Verde"), EPCL (Estrada Parque Ceilândia, ou "Via Estrutural") e EPNB (Estrada Parque Núcleo Bandeirante).

Hotéis e Pousadas em Taguatinga








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Taguatinga

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Evento cultural invade cidades-satélites de Brasília

Evento cultural invade cidades-satélites de Brasília

Essa mostra homenageia de maneira marcante o poeta Vinicius de Moraes

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Estudantes de Brasília/DF embarcam no Viaja Mais Jovem

Estudantes de Brasília/DF embarcam no Viaja Mais Jovem

Programa do MTur oferece viagens pedagógicas a mais de mil alunos do Distrito Federal

Agências de viagens e turismo em Taguatinga

CW TUR TURISMO

CW TUR TURISMO

Taguatinga Norte - Taguatinga/DF

Cats Turismo

Cats Turismo

TAGUATINGA NORTE - Taguatinga/DF

Mari Turismo

Mari Turismo

Taguatinga Sul - Taguatinga/DF

Thaynara Turismo

Thaynara Turismo

QNA - Taguatinga/DF

Veja todos as agências de turismo