Aracruz

Natureza ainda preservada nos dá tranqüilidade e paz



O Município de Aracruz teve sua origem com a fundação de um pequeno aldeamento na foz do Rio Piraquê-Açú em 1556, pelos jesuítas Brás Lourenço, Diogo Jácome e Fabiano Lucena. Deram o nome de Aldeia Nova, com o objetivo de conquistar a terra e evangelizar os índios da região comandados pelo bravo Cacique Maracaiá-Guaçú que em tupi significa ‘‘Gato Grande do Mato”, entretanto, a Aldeia teve desenvolvimento lento por causa da grande quantidade de formigas, o que levou os padres a fundarem outra aldeia em 1557. Houve então a troca de nomes, a primeira passou a se chamar Aldeia Velha e a segunda, Aldeia Nova.

Em 1832, chega a região de Aldeia Velha, hoje Santa Cruz, o primeiro imigrante Italiano Pietro Tabacchi, fundando a Fazenda Nova Trento em homenagem a sua terra natal.

Em 03 de abril de 1848, a Resolução n.º 2 cria o Município de Santa Cruz (hoje Aracruz), com sede na Vila de Santa Cruz.

Em 1860, Santa Cruz recebeu a visita de D. Pedro II e sua comitiva que pernoitaram na Vila de Santa Cruz, onde o imperador inaugurou o chafariz público e deixou como lembrança de sua passagem 06 medidas para líquidos feitas de bronze.

No dia 04 de fevereiro de 1860, a Comitiva Imperial atravessou a Foz do Rio Piraquê-Açú e visitou a Aldeia Tupinikim em Caeiras Velha seguindo para Riacho.

Em 1873, através do Decreto Imperial n.º 5295, Pietro Tabacchi recebe autorização para trazer da Itália 70 famílias de colonos para sua fazenda.

Os primeiros 386 ou 388 imigrantes italianos saíram do Porto de Gênova em 03/01/1874, a bordo do navio francês as três horas da tarde, que também trouxe várias caixas de implementos agrícolas. O navio chegou à Baía de Vitória em 17 de fevereiro e somente em 01 de março os imigrantes seguiram para Santa Cruz no vapor Presidente, onde lá partiram em canoas, através do Rio Piraquê-Açú para a colônia Nova Trento, na fazenda do Morro das Palmas em Córrego Fundo.

Em 18 de março de 1891, a Vila de Santa Cruz é elevada a categoria de Cidade pelo Decreto Estadual n.º 19 tornando-se uma Vila muito próspera, sendo seu Porto Fluvial o mais movimentado e por onde escoavam as riquezas da região. A construção da Estrada de Ferro Vitória X Minas e BR-101 contribuiu para acabar com o movimento do Porto de Santa Cruz.

Em 1943, uma resolução da comarca municipal transfere a sede do município para o povoado de Sauassú. Em 31 de dezembro desse mesmo ano, pelo decreto n.º15.777, o município de Sauassú passa a denominar-se Aracruz.

Imigração Italiana

O município de Aracruz recebeu em 1874, os primeiros 386 imigrantes italianos, trazidos por Pietro Tabacchi para o Espírito Santo. As famílias italianas saíram do Porto de Gênova à bordo do navio francês “SOFIA” as três horas da tarde, trazendo também diversas caixas de equipamentos agrícolas.

O navio chegou à Baía de Vitória em 17 de fevereiro e em 01 de março as famílias foram embarcadas para Santa Cruz no vapor “Presidente’’, enquanto máquinas e bagagens dos imigrantes seguiram no patacho “Nossa Senhora da Penha”.

Os italianos chegaram a Córrego Fundo no dia 03 de março e de imediato se desentenderam com Tabacchi, principalmente quando perceberam que a sonhada Colônia Nova Trento ficava muito longe do ponto onde suas famílias foram instaladas.

A crise foi se agravando e Tabacchi se sentindo ameaçado, pediu proteção ao governo municipal de Santa Cruz. Dias depois o governo da Província enviou para o local um destacamento de 15 soldados para garantir a ordem. Os imigrantes insatisfeitos foram sendo alojados em outros núcleos coloniais oficiais.

Decepcionados com o malogro de seu projeto, Pietro Tabacchi perdeu o entusiasmo. O que fez sua doença se agravar, morrendo em 21 de junho de 1874. Foi sepultado em Santa Cruz, onde morava com sua esposa Anna Fontoura Tabacchi e seus filhos Maria Tabacchi de Leon e Bartholomeu Jose Tabacchi.

A Lei n.º2.256 de 08/02/2000, cria o Dia do Imigrante Italiano no Município de Aracruz e como data comemorativa o 2º domingo do mês de Junho.

Em fevereiro de 2004, a Assembléia Legislativa de Vitória comemorou os 130 anos da Expedição Tabacchi no Espírito Santo.

Fonte: Prefeitura Municipal de Aracruz

www.pma.es.gov.br

 

Regiões Turísticas

Localização

O municípiode Aracruz localiza-se no litoral norte do Estado do Espírito Santo a 81Km de Vitória . Limita-se ao Norte com o município de Linhares; ao Sul, com Fundão; a Oeste com João Neiva e Ibiraçu e a Leste com o Oceano Atlântico. Seu litoral possui 47 Km de extensão.

Acesso

Partindo da Capital Vitória prossiga pela BR 101 em direção ao norte até o município de Ibiraçu, tome então a ES-257, à direita, e prossiga por mais 11 Km. Não tem erro. Qualquer dúvida entre em contato com a prefeitura (0xx27) 3256 - 9138.
Outros acessos: ES 010, ES 124, ES 257, ES 261 e BR 101

Hotéis e Pousadas em Aracruz

Coqueiral Praia Hotel
Rodovia ES-010, Km 16
Coqueiral Praia Hotel
A partir de: R$ 165,00
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosCoqueiral Praia Hotel - Rodovia ES-010, Km 16
Preços e Reservas Online
Reserva Online Coqueiral Praia Hotel no Booking
Hotel Iramar II
Rua Alegria, 811
Hotel Iramar II
A partir de: R$ 250
Ver fotosHotel Iramar II - Rua Alegria, 811
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Iramar II no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Aracruz

Notícias > Turismo > Turismo sol e praia

O verde e as águas do Espírito Santo

O verde e as águas do Espírito Santo

Roteiro capixaba reúne história, dunas, praias, lagoas e forró

Notícias > Turismo > Gastronomia

Os sabores do Espírito Santo desembarcam na Expotur

Pratos típicos revelam a identidade gastronômica das dez regiões turísticas capixabas

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Setur Espírito Santo divulga programação de réveillon e do verão dos municípios capixabas

Setur Espírito Santo divulga programação de réveillon e do verão dos municípios capixabas

Com o fim do ano chegando, turistas de várias regiões se preparam para a temporada de verão que se aproxima.

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Setur divulga atrativos mineiros de ecoturismo e turismo de aventura em evento no Espírito Santo

A iniciativa tem como objetivo incentivar a comercialização do turismo de aventura e do ecoturismo no Estado.

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Setur/ES participa de encontro de agências em Ribeirão Preto/SP

Setur/ES participa de encontro de agências em Ribeirão Preto/SP

A Setur apresentará aos agentes de viagem as potencialidades de suas três principais rotas turísticas

 

Agências de viagens e turismo em Aracruz

Kosnos Turismo

Rodovia Aracruz Ibiraçu, 77
Oita Putera - (27) 3256-1120

Maritê Turismo

Rua Professor Lobo, 20
Centro - (27) 3256-4565