Cariacica



O município de Cariacica é marcado por origens que agregam povos indígenas, negros e imigrantes europeus. O primeiro nome do município foi Carijacica, que na língua tupi significa "chegada do homem branco". Segundo pesquisadores, Carijacica era o nome de um rio descoberto pelos indígenas que descia do Monte Mochuara. Com o tempo, a linguagem popular abreviou o nome para Cariacica.

Apesar de sua longa história, foi em 30 de dezembro de 1890 que o local se tornou município independente, desmembrando-se definitivamente de Vitória, época em que o governador do Estado era Constante Sodré.

Segundo o Censo de 2000, a população de Cariacica é de 323.807 habitantes, sendo 159.083 homens e 164.724 mulheres.

Cachoeiras

Cachoeira de Maricará: Local muito frequentado pela população local, É uma propriedade particular. Localização: 6 km do Centro.

Cachoeira do Gonring: Queda do Rio Mangaraí E no limite com o Município de Santa Leopoldina.

Áreas de Preservação

Reserva Biológica Estadual Duas Bocas: Área de preservação de Mata Atlântica, criada em 1965 como reserva florestal e transformada em biológica em 1991, com 2.910 ha. Tem este nome devido ao encontro dos rios Panelas e Inai Eaçu que formam a represa. Abriga um museu com fotos de animais e armadilhas apreendidas pelos guardas florestais; um salão de vú eo e a Represa de Duas Bocas. É administrada pelo Instituto de Terras, Cartografia e Floresta (ITCF) e Euma das maiores áreas de preservação ecológica do Estado.

Horto Florestal Arthur Dias Martins Filho: Área de preservação com 248.650 m², abriga um grande lago com plantas aquáticas, várias trilhas e alamedas e um viveiro. Localização: Bairro Cauú a - Tel: 336-9143.

Parque Municipal do Monte Mochuara: Área de preservação de remanescentes de Mata Atlântica, abriga o Monte Mochuara, espécies vegetais como araçá do mato, pau d’alho, cobi-da-terra, jequitib Ee jeriquitim, além de animais como beija-flores, pica-paus e lagartos. Possui boa infra-estrutura para a prática de diversas modalidades de esportes, como motocross, automobilismo, asa-delta, parapente e triatlon.

Mochuara, um símbolo do município

A imponência do Mochuara se destaca ao longe. Ao lado do Mestre Álvaro, na Serra, o Mochuara, em Cariacica, é o símbolo do município, como o Convento da Penha é de Vila Velha. Habitat de diversas espécies ameaçadas de extinção, como o araçá do mato, o pau dalho, o cobi-da-terra, o cobi-da-pedra, o jequitibá e o jeriquitim, sua fauna é composta de beija-flores, pica-paus, lagartos e outros bichos.

A imponência do monte, serviu de referência para os viajantes e aventureiros que, nos primeiros séculos do Brasil, percorriam os sertões do Espírito Santo em busca de novas terras e riquezas minerais.

Na língua dos índios que habitavam o local, o nome Mochuara quer dizer pedra irmã, mas relatos históricos dizem que quando corsários franceses chegaram à baia de Vitória, a neblina que encobria o monte lembrava um imenso pano branco. Daí a expressão mouchoir, que quer dizer lenço e se pronuncia "muchuá". Do monte descia o Rio Cariacica, que deu nome ao Município.

Regiões Turísticas

Localização

Cariacica está localizada a 15km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Cariacica

Hotel Pouso Alegre
Av Expedito Garcia, 43
Hotel Pouso Alegre
Estrelas: 1 estrelas
Ver fotosHotel Pouso Alegre - Av Expedito Garcia, 43






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Cariacica

Notícias > Turismo > Gastronomia

Os sabores do Espírito Santo desembarcam na Expotur

Pratos típicos revelam a identidade gastronômica das dez regiões turísticas capixabas

 

Agências de viagens e turismo em Cariacica

Moxuara turismo

Moxuara turismo

Campo Grande - Cariacica/ES

 

Aerovitória

Avenida Expedito Garcia, 9
Campo Grande - (27) 3386-3388

Águia Branca Turismo Ltda

Rodovia BR 262, Km 6, 3, S/N
Campo Grande - (27) 3346-1211

Veja todos as agências de turismo