Castelo



O nome da cidade tem sua origem relacionada aos primeiros aventureiros em busca do ouro. As fontes históricas relatam que o nome surgiu quando um dos exploradores deparou-se com montanhas semelhantes a um castelo de estilo feudal. Para reforçar, a serra ao lado desta formação tinha o aspecto de muralhas no entorno de um castelo. Essa formação rochosa é conhecida atualmente como Pico do Forno Grande.

São duas as hipóteses que tentam explicar os primórdios da colonização no município de Castelo.

Alguns pesquisadores atribuem aos padres jesuítas o ônus da fundação dos primeiros povoados na região das Serras do Castelo, no ano de 1625.

No entanto, uma outra perspectiva interpretativa atribui aos bandeirantes tal façanha. Essa dúvida atravessa a história e persiste até hoje.

Isto porque não há, ainda, suporte documental histórico para que uma delas torne-se majoritária.

Pontos Turísticos
SANTUÁRIO DE ARACUÍ - Santuário Imaculada Esposa do Espírito Santo

Chamada pelos fiéis de Imaculada Esposa do Espírito Santo de Deus, a Santa já atraiu o cantor Roberto Carlos, que recorreu ao local em busca de cura para sua esposa Maria Rita, que enfrentava um câncer. Ele esteve no local nos dias 13 de maio e 13 de agosto de 1999.

RAMPA DE UBÁ

A Rampa de Ubá tem 902 metros de altitude e 860 de desnível. Fica na localidade de Ubá, a 27 km do centro de Castelo.
É considerada a mais bela do país e uma das cinco melhores.
É freqüentada o ano todo por pilotos do estado e de várias cidades do país.

FAZENDA E CACHOEIRA DA PRATA

Fundada por Joaquim Vieira Machado da Cunha(irmão do dono da Fazenda do Centro), tinha a produção movida à mão de obra escrava. Hoje só restam ruínas. No local do antigo casarão foi construída uma casa moderna.

FAZENDA DO CENTRO

Está localizada entre montanhas há 11 quilômetros do centro de Castelo. Tem este nome devido à sua posição geográfica e também pelo fato de te sido uma das principais forças sócio-econômicas da época.

GRUTA DO LIMOEIRO

Situada a 15 quilômetros do centro de Castelo, possui vários salões internos e é considerada a mais importante do Estado, por causa de sua profundidade e de suas formações rochosas de beleza inconfundível.

PICO DO FORNO GRANDE

Localizada no Parque Estadual do Forno Grande, com 730 hectares. Foi criado em 31/10/1960 pelo decreto número 312/60. Possui 2.039 metros de altitude(algumas medições apontam 2.082 metros). De seu cume avista-se o mar. Ocupa uma área de aproximadamente 550 hectares.

Regiões Turísticas

Localização

Castelo está localizada a 146km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias ES 166, ES 379 e ES 491







Hotéis e Pousadas em Castelo







Notícias, Reportagens e Artigos sobre Castelo

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Cavalgada relembra rota dos imigrantes italianos no Espirito Santo

Cavalgada relembra rota dos imigrantes italianos no Espirito Santo

Percorrendo cerca de 130 km (quilômetros), a expedição sairá da Praça do Imigrante, no Município de Anchieta, percorrendo os municípios de Alfredo Chaves, Vargem Alta, Castelo, chegando ao Centro de Eventos em Venda Nova do Imigrante

 

Agências de viagens e turismo em Castelo