Ibatiba



A história de Ibatiba começa na segunda metade do século XIX, quando agricultores mineiros e cariocas migraram para a região do Rio Pardo e lá se estabeleceram com suas famílias e também alguns escravos. Surgiram assim, as primeiras propriedades rurais da região. No final do século XIX uma doação de terras feitas pelo Sr. Manoel da Silveira à Igreja Nossa Senhora do Rosário, deu origem ao povoado que passou a se chamar Vila do Rosário pertencendo ao município de Rio Pardo, hoje Iúna. Aos primeiros colonizadores seguiram imigrantes provenientes do Líbano, que se estabeleceram por volta de 1908. A vila foi promovida à categoria de distrito em 1918. Em 1944, por determinação do IBGE, a Vila do Rosário passou a se chamar Vila de Ibatiba. O nome “Ibatiba” é um vocábulo da língua tupi-guarani que segundo algumas versões significa fruta-doce, mas outras versões sugerem que o significado real é pomar. No fim da década de 40 chegou a notícia de que uma nova rodovia federal seria construída e cortaria a região, passando por Ibatiba, mas somente na década de 50 foram feitas as primeiras demarcações da nova rodovia e mais tarde em 1963 foram iniciadas as obras de construção. Com a inauguração da BR 262 em 1969, o Distrito de Ibatiba passou a ter mais acesso a comercialização de produtos variados e a receber maior número de migrantes. Tal fato fez com que o distrito se desenvolvesse rapidamente em poucos anos, o que despertou o desejo de emancipação política e administrativa de seus moradores. Com a criação de um movimento pró-emancipação na década de 70, a população de Ibatiba conseguiu a emancipação em 7 de Novembro de 1981, garantida pela Lei nº 3.430, que criou o município de Ibatiba, desmembrado do de Iúna. Sua instalação se deu em 31 de Janeiro de 1983.

Pontos turísticos

Horto Florestal Municipal de Ibatiba – ES. Esta reserva ambiental que em 1992 foi apresentada ao mundo como a segunda maior floresta urbana heterogênica do país (a maior floresta destes moldes é a Floresta da Tijuca no Rio de Janeiro), sendo exibida em um documentário no encontro ambiental Rio-92. Segundo Dr. Renato Moreira de Jesus (Floresta Rio-Doce) para a Revista Guia EStradas 2004. Sua origem se deu pelos problemas que ocorriam na área, já que está localizada na faixa batizada pelo geógrafo Aziz N.Ab´Saber de Mares de Morros, por seu relevo, clima e vegetação característicos, apresentava erosões profundas, perda de fertilidade dos solos, habitações irregulares entre outros problemas. Daí as encostas dos morros nos bairros Floresta, Brasil Novo e Novo Horizonte, receberam os primeiros plantios. A decisão da implantação se deu entre a prefeitura municipal com o prefeito Sr. Soniter Miranda Saraiva e com o escritório local da EMATER-ES (atual Encaper), com a supervisão técnica dos senhores José Clério Morati Dalmonech técnico agrícola e Moisés Salomão de Faria Engenheiro Agrônomo. Como parceiros da implantação, contavam também com a Brigada Ecológica de Ibatiba, sob comando do cabo Almir Pellanda e o enfermeiro Wanderlei Salustiano. Não consta a presença da secretária de meio ambiente do município, já que este só veio a ser criado em administrações posteriores. Com uma área total de 27 (vinte e sete) alqueires. Foram feitas pesquisas sobre de onde se poderiam encontrar mudas suficientes para reflorestar. Para a obtenção de mudas, a prefeitura firmou parcerias com a Aracruz Florestal, Fazenda Pindobas (Camilo Cola), ITCF (Instituto de Terras, Cartografia e Florestas - ES) e Floresta Rio Doce, que doaram mudas para o projeto da prefeitura municipal. 110.000 mudas entre nativas e exóticas Atualmente o Horto Florestal se encontra em processo parcial de abandono, parcial, pois quase não se fez nada para seu desenvolvimento ou preservação. Mesmo com alguns replantios nos últimos anos, o Horto está sendo devastado e esquecido.

Regiões Turísticas

Localização

Ibatiba está localizada a 171km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Ibatiba








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Ibatiba

Notícias > Turismo > Turismo de aventura

Caparaó: destino que envolve na imensidão de serras, picos e montanhas

Caparaó: destino que envolve na imensidão de serras, picos e montanhas

Situado numa das partes mais altas da região Sudeste, abriga importantes formações como os Picos da Bandeira e do Cruzeiro

 

Agências de viagens e turismo em Ibatiba