Irupi



Irupi é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. Sua criação do município se deu em 16 de janeiro de 1991 e sua instalação em 1° de janeiro de 1993, desmembrado do município de Iúna.

Além da sede, com altitude de 730 metros, é compreendido pelo distrito de Santa Cruz. A bacia que compõe a paisagem hidrográfica do município é a do rio Itapemirim, cuja área é de 185 km², destacando-se como principais rios o Pardo, o Pardinho e o Santa Clara.

Pequeno povoado que era chamado de Cachoeirinha do Rio Pardo, desenvolveu-se com o cultivo do café, que era transportado por carros de boi e tropas de burro.

Irupi faz parte do Entorno do Caparaó e seus principais atrativos são a Pedra da Tia Velha, a Gruta do Quirino, a Cachoeira do Chiador e a Cachoeira de São José.

Seus principais atrativos turísticos são:

Pedra da Tia Velha: 10Km da sede, monumento rochoso com aproximadamente 1140 m.

Entorno do Caparaó: Irupi compõe um dos 10 municípios da região do entorno, sendo um dos pontos de melhor visibilidade do pico da Bandeira, com 2890 m

Museu do Centro Espírita São João: Possui peças utilizadas pelos primeiros moradores da região, há pelo menos 120 anos.

Cachoeira do Chiador: 24KM da Sede com suas águas cristalinas.

Museu do Zé: Localizado a 3 km da Sede, guarda objetos (não catalogados) da história do município. pq sim

Localização

O município de Irupi está localizado no Estado do Espírito Santo, na região do Caparaó. Limita-se ao norte com o município de Ibatiba, sul, leste, e oeste com o município de Iúna.

Acesso

Os principais acessos ao município de Urupi são as rodovias estaduais ES-379 e ES-190.







Hotéis e Pousadas em Irupi








Agências de viagens e turismo em Irupi