Piúma



Este município teve o seu início em uma aldeia de índios puris, fundada pelo Padre Anchieta, na mesma época que a de Iriritiba, nos anos de 1565 e 1567. Com o aldeamento dos índios puris abriu-se um caminho entre Piúma e Iconha, onde mais tarde foi construída uma das primeiras estradas de automóvel pelo Cel. Antônio José Duarte, que também em 1905 instalou uma das primeiras linhas telefônicas do Estado, entre Estas duas mesmas localidades.

O Município de Iconha, nosso vizinho, teve início nas povoações de Piúma e Orobó. Em Orobó foi construída a Igreja de Nossa Senhora de Bom Sucesso pelo Padre Amaro, era o ano 1596 e esta povoação, anos depois entrou logo em decadência, só existindo atualmente algumas ruínas.

Piúma, era Distrito de Anchieta, Antiga Benevente, Distrito este, criado pela Lei Provincial nº 14, de 5/5/1883, com o antigo nome de “Nossa Senhora da Conceição” de Piúma, cresceu tornando-se a sede do município do mesmo nome. Sendo perto do mar, o seu comércio se desenvolveu, recebeu grandes e ilustres visitantes, e na povoação residiam pessoas cultas que mantinham relações com outras regiões do Brasil e da Europa. “A Magistratura, o Legislativo Municipal, o professorado, as autoridades policiais, Etc...., figuravam como ornamento de relevo”. No século passado a povoação de Piúma teve o seu período áureo de prosperidade. Possuía prédios bem – construídos, iluminação a gás acetileno, instalado por Thomaz Dutton Júnior em 18/12/1880, a Igreja Bela e majestosa, o chafariz de água canalizada, pianos, etc.

“Os penetradores do sertão congregavam-se no ponto extremo navegável do Rio Iconha, pouco abaixo do Salto do Coqueiro, centro de dispersão e convergência dos desbravadores das Florestas”. O agrupamento nesse ponto do rio, deu origem à formação, provavelmente, em meados do século XIX, do povoado de Iconha.

Segundo se sabe, um dos primeiros homens que percorreram a zona central do município, foi o velho Bourguignon, alemão vindo de Frankfurt.
A primeiro concessão de terras foi feita mais ou menos em 1816 pelo Imperador D. João VI.

A Segunda concessão de terras foi feita à firma inglesa Rodacanak & Cia., com sede em Londres, para exploração de madeira, pois era proprietária de uma serraria em Piúma e outra em Monte Belo, onde ainda existem vestígios da mesma.

São da mesma época, Ernesto Midosi e Thomaz Anton Dutton Júnior, sendo este último inglês, e sucessor de Rodacanak & Cia., ainda possuindo uma fazenda em Monte Belo, com 1600 alqueires. De certa forma estimulou a vinda dos ingleses para o município. Foram elas as famílias Taylor, Thompson, Oenes, Oacres e, também, portugueses, franceses, libaneses e italianos.

Na localidade de Monte Belo, o Sr. Dutton Júnior loteou uma área para uma futura cidade que seria denominada “ Manchester”. Alguns anos depois a Fazenda de Monte Belo passou a pertencer ao Sr. Cel. José Gonçalves da Costa Beiriz.

O Município de Piúma foi instalado no dia 02/01/1891, tendo como sede a Vila de Piúma. Em 26/01/1895, foi elevada à categoria de Comarca tendo como 1º Juiz de Direito, o Dr. Anésio Augusto de Carvalho Serrano. Em 1900, suprimida a Comarca, passando a pertencer à Comarca de Anchieta, antiga Benevente. Mais tarde, já com o nome de Iconha, o município passou a pertencer à Comarca de Anchieta, antiga Benevente. Mais tarde, já com o nome de Iconha, o município passou a pertencer à Comarca de Alfredo Chaves, e retornando à Comarca passou a pertencer novamente a Alfredo Chaves pelo Decreto-Lei Estadual nº 15.177, de 31/12/1943. A Comarca foi instalada em Iconha no dia 28/08/1964. Realização do Prefeito Dr. Danilo Monteiro de Castro e criado pela lei 1999 de 02/04/1964.

Em 18 de novembro de 1904 a povoação de Iconha foi elevada à categoria de vila, transferindo-se para a mesma a sede do município. E piúma passou a Distrito de Iconha. A vila de Iconha passou a ser sede do município devido ao progresso e à prosperidade crescente da Zona central, fazendo com que a vila se tornasse o principal centro econômico e político do município.
Continuando em Piúma a sede do telégrafo desde 1896, agência do Correio,a sede da Escola Pública que data de 28/07/1862, Paróquia com invocação de N.S. da Conceição de 04/05/1883, e Coletorias Federal e Estadual. O porto marítimo continuou exportando os produtos do município, principalmente café, que vinha do interior por de canoas, pranchas e Tropas.

Depois, com o desenvolvimento das rodovias foi extinto o porto de mar. E também foi suprimida a Coletoria Federal, sendo transferida para o Município de Iconha, ficando a Estadual que depois passou a ser Mesa de Rendas e atualmente Escrivania (de rendas) Fiscal.

Regiões Turísticas

Localização

O município de Piúma localiza-se no litoral sul do Estado do Espírito Santo e está a 90km da capital do estado.

Acesso

Por terra: a principal via de acesso a BR-101, e pelo litoral, a Rodovia do Sol, que liga as cidades litorâneas do sul do estado, Itapemirim, Anchieta, Guarapari, Vila Velha e Vitória.

Hotéis e Pousadas em Piúma

Apart Hotel Vivendas do Sol
Av Beira Mar 2174
Apart Hotel Vivendas do Sol
A partir de: R$ 132,00
Ver fotosApart Hotel Vivendas do Sol - Av Beira Mar 2174
Preços e Reservas Online
Reserva Online Apart Hotel Vivendas do Sol no Booking
Piuma Praia Hotel
Avenida Beira Mar 2054
Piuma Praia Hotel
A partir de: R$ 100,00
Estrelas: 2 estrelas
Ver fotosPiuma Praia Hotel - Avenida Beira Mar 2054
Preços e Reservas Online
Reserva Online Piuma Praia Hotel no Booking
Pousada Ilha do Sol
Rua Valdoberto Layber, 70 - Acaiaca
Pousada Ilha do Sol
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosPousada Ilha do Sol - Rua Valdoberto Layber, 70 - Acaiaca






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Piúma

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Semana Santa: Rota da Costa e da Imigração, no Espírito Santo, é uma das opções para curtir o feriado

Semana Santa: Rota da Costa e da Imigração, no Espírito Santo, é uma das opções para curtir o feriado

Praias semidesertas, cachoeiras, esportes, festas e manifestações culturais são alguns dos atrativos para quem apostar na Rota da Costa e da Imigração como alternativa de lazer durante o feriado da Semana Santa.

Blogs > Família Goldschmidt > Expedição Giro pela América

Curiosidades sobre Piúma

Curiosidades sobre Piúma

A cidade de Piúma é conhecida como cidade das Conchas, devido ao artesanato único feito por aqui. Piúma tem uma localização privilegiada, situada onde duas correntes marítimas, uma quente e outra fria, se encontram. Esta situação única permite que uma gra

Blogs > Família Goldschmidt > Expedição Giro pela América

Mais sobre Piúma

Mais sobre Piúma

Continua chovendo, mas apesar disto, continuamos trabalhando. Às vezes a máscara e o snorkel atrapalham um pouco, mas vamos levando (hehehehe!). Piadas à parte, hoje tivemos que mudar o motorhome de lugar por causa da chuvarada. O lugar onde estávamos fic