Santa Teresa



Em 1874, chegam à região oito imigrantes italianos procedentes do núcleo colonial Conde D’Eu (Ibiraçu). Novas levas são trazidas logo depois pela Inspetoria Especial de Terras e Colonização da Província. Em 1875, ali se estabelecem 60 famílias tirolesas.

No ano de 1876, o núcleo recebe grupos de italianos. No ano seguinte, colonos procedentes da Alemanha e da Suíça estabelecem-se no vale do rio Vinte e Cinco de Julho, enquanto imigrantes poloneses fixam-se ao longo do rio Cinco de Novembro.

Em 11 de novembro de 1890, pelo Decreto estadual nº 53, é criado o município e, em 22 de fevereiro de 1891, instalado.

Santa Teresa é uma cidade provida de atrativos especiais. Para quem visitar essa cidade, a dica é conhecer o Vale do Canaã (atrativo natural) - Este foi um dos locais onde se iniciou a colonização de Santa Teresa. Este vale inspirou o escritor Graça Aranha a escrever o romance Canaã, lançado em 1902. O livro descreve a convivência entre pessoas de culturas diferentes, diante dos desafios provocados pela colonização. Canaã significa terra rica, fértil, lugar prometido e meta de sonhos e ambições. Situa-se a apenas 2 km do centro da cidade. Há também a Reserva Biológica Augusto Ruschi (atrativo cultural) - esta reserva possui uma área de 3.600 hectares, com 56 km de perímetro. O relevo é acidentado e as altitudes oscilam entre 780 e 1.000 metros acima do nível do mar. Possui aves raras e rica flora epífita (vegetal que vive sobre um outro, sem tirar nutrimento, apenas apoiando-se nele), como as orquídeas. Além disso, abriga muitas espécies com características de Mata Atlântica do tipo encostas. Este parque foi criado em 1948 com o nome de Nova Lombardia e transformado oficialmente em Reserva Biológica em 1986. Seu nome foi alterado para Reserva Biológica Augusto Ruschi em homenagem ao naturalista. Como não é um Parque Nacional, só são permitidas visitas de cunho científico e de pesquisa. Entretanto, a estrada que corta a reserva, ligando as localidades de seu entorno, pode ser percorrida livremente. Localiza-se no Alto Santo Antônio, a 7 km da sede. E também a Igreja Matriz de Santa Teresa - Foi erguida no local onde os primeiros imigrantes italianos rezavam em torno do quadro com a imagem de Santa Teresa D`Ávilla, trazida da Itália por uma devota. Atualmente a imagem está exposta no Museu Seráfico São Francisco de Assis. A cidade ganhou o nome de Santa Teresa devido a esta imagem. No local onde os colonos se reuniam para rezar foi construída uma capela e realizada a primeira missa, em 1880. A pedra para a construção da igreja atual foi lançada em 1902 e a obra concluída em 1925. Ao lado da igreja foi instalado o Monumento Cinqüentenário da Imigração Italiana, onde estão grafados os nomes das primeiras famílias que chegaram ao município.

Há inúmeras pousadas na região e restaurantes de comidas típicas.

Regiões Turísticas

Localização

Santa Teresa está localizada a 50.5815Km da capital, Vitória

Acesso

Por terra: Chegando em Vitória, a capital do Espírito Santo, siga pela BR-101-Norte até o município de Fundão. Ali, atravesse a rodovia e siga à direita, por 28 Km de serra. Nos meses de junho a agosto pode ocorrer a incidência de cerração em alguns trechos da subida. Essa estrada requer muita atenção e cautela.

Por ar: Se a chegada for de avião, o aeroporto fica no início da BR-101-norte.







Hotéis e Pousadas em Santa Teresa








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Santa Teresa

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Rio Grande do Sul receberá congresso sobre turismo em roteiros de vinho

Rio Grande do Sul receberá congresso sobre turismo em roteiros de vinho

O objetivo é discutir os fatores que influenciam na competitividade e sustentabilidade da oferta enoturística do país

 

Agências de viagens e turismo em Santa Teresa