Abadiânia



A origem do povoamento relaciona-se com romarias promovidas por dona Emerenciana, em devoção a Nossa Senhora da Abadia, no ano de 1870. No início, as orações aconteciam em casa. Depois, foi construída uma capela, em torno da qual se fixaram os primeiros habitantes, procedentes, na maioria das vezes, da cidade de Corumbá e do Estado de Minas Gerais.

As famílias eram atraídas pela atividade religiosa e pelas terras férteis às margens do Rio Capivary e do Córrego Cururu. Em 17 de agosto de 1874, o terreno foi doado por João José Maia, Manoel Gomes Ferreira e Joaquim de Souza Cordeiro. Nessa ocasião, a localidade passou a se chamar Posse D`Abadia. Em 31 de dezembro de 1943, o povoado foi elevado à categoria de distrito, com a denominação de Abadiânia. Em 20 de outubro de 1953, tornou-se município.

Na década de 1960, iniciou-se movimento para garantir a transferência da sede do município. A proposta de mudança resultou do descontentamento dos moradores em relação às condições de acesso. Dessa maneira, aos poucos foram construídas as primeiras habitações, em nova região, localizada às margens da BR-060 e a 18 quilômetros do local onde havia se desenvolvido o povoamento inicial.

Regiões Turísticas

Localização

Abadiânia está localizada a 78km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-060







Hotéis e Pousadas em Abadiânia








Agências de viagens e turismo em Abadiânia