Aruanã

A porta de entrada para o Vale do Araguaia



Situada na confluência dos Rios Vermelho e Araguaia, Aruanã é o portão de entrada para o Vale do Araguaia, e tem como principais atrações turísticas praias, pesca, lagos e o magnífico Rio Araguaia e seus afluentes.

O Rio Araguaia, um dos maiores cartões-postais goianos, é o principal atrativo turístico local e a cada ano atrai mais turistas em busca das delícias da pesca. À margem do Rio, luxuosos e tradicionais acampamentos são montados com todo o conforto da vida moderna, como antenas parabólicas, sonorização, lazer, chuveiros de água quente e até mesmo heliportos.

Antiga Porto de Leopoldina, foi fundada em 1850 e até 1958 era o principal porto de abastecimento da capital do Estado, à época, cidade de Goiás. A cidade passou a chamar-se Aruanã em razão da marcante presença de um peixe que tem o mesmo nome e que também significa uma dança da tribo Karajá, a qual era uma antiga e imensa aldeia; invadida pelos brancos e que ainda hoje, habita as margens do Rio Araguaia.

O turismo em Aruanã não é constituído apenas de belezas cênicas, mas sim do conjunto de atrativos, infra-estruturas, serviços e visitantes. Também a diversidade da ictiofauna (peixes) local, que fazem do Rio Araguaia e outros rios pertencentes à Bacia Amazônica, ideais para a prática da pesca, principalmente a esportiva, segmento do Ecoturismo que vem crescendo significantemente em todo Brasil.

O artesanato local é representado por uma variedade de uso de matéria prima, que vai da madeira, produtos naturais (coco, palha, argila, peixes taxidermizados, etc.), além de trabalhos em tecelagem e arranjos florais.

A região guarda ainda rico legado cultural e histórico, representado pela Cultura e História do Povo Karajá, com suas historias, artesanato e festas folclóricas, é o diferencial que faz de Aruanã o portão privilegiado para o Vale do Araguaia.

Aruanã, por estar situada a média distância de cidades como, Cidade de Goiás (170 km), Goiânia (310 km), Anápolis (333), Brasília (505 km), possui posição geográfica estratégica para o desenvolvimento do turismo.

 

Fonte: www.agetur.go.gov.br 

Regiões Turísticas

Localização

O município de Aruanã localiza-se no Brasil central, estado de Goiás. Está distante 310km de Goiânia; 505km de Brasília; 1.226 km de São Paulo; 1.206km de Belo Horizonte; 660km de Uberlândia e 760km de Uberaba.

Acesso

Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus, as estradas estão sinalizadas e em excelente estado de conservação. As vias de acesso são: GO-530, GO-060 e GO-070.

Por Ar: O aeroporto possui pista homologada, pavimentada, com 1.300m de extensão, 270,6m de altitude e é propício para vôos noturnos. Não possui terminal de embarque e desembarque de passageiros.

Hotéis e Pousadas em Aruanã

Pousada Aquarius Aruana
Rua Jose Joaquim Santana qd 16 lt 05-a
Pousada Aquarius Aruana
Ver fotosPousada Aquarius Aruana - Rua Jose Joaquim Santana qd 16 lt 05-a
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada Aquarius Aruana no BookingPreços com desconto em vários sites de Reservas Online
Pousada Recanto do Araguaia
Avenida Altamiro Caio Pacheco, 270
Pousada Recanto do Araguaia
Ver fotosPousada Recanto do Araguaia - Avenida Altamiro Caio Pacheco, 270
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada Recanto do Araguaia no BookingPreços com desconto em vários sites de Reservas Online
Casa Verde Aruana
Travessa B, Qd 29 Lt 3 e 4
Casa Verde Aruana
Ver fotosCasa Verde Aruana - Travessa B, Qd 29 Lt 3 e 4
Preços e Reservas Online
Reserva Online Casa Verde Aruana no BookingPreços com desconto em vários sites de Reservas Online






Agências de viagens e turismo em Aruanã

Tropical Turismo

Tropical Turismo

Enconto dos Rios - Aruanã/GO

INTERATIVA TURISMO

INTERATIVA TURISMO

Setor Central - Aruanã/GO