Caiapônia



O antigo saguão do aeroporto do município era uma construção simples, chegando quase a ser rustica. Um velho cata-vento de latão era visto no alto de um mastro de madeira juntamento com o que restava do tecido do aparato, já quase que totalmente deteriorado pelo tempo. Devido à desativação dos vôos regulares, o lugar foi esquecido e abandonado. Serviu de abrigo à alguns sem teto que ali se reuniam a beber cachaça e consumir outros tipos de drogas o dia todo. Uma edificação que lembrava bem a época dourada desse pequeno município. Houve os que defederam sua revitalização e a implantação ali de um museu que guardasse um pouco da história desse lugar e desse povo tão peculiar. Entretanto, com a onda de construções de casas populares o lugar foi demolido em alguns minutos com a ajuda de uma pá mecânica. Ao mesmo tempo, o município, que hoje poderia ter o status de 'Cidade Historica', tal como Pirenópolis, Cidade de Goias e outros municípios do estado, demolia sua última edificação de inquestionável valor historico. Predio este construído pelo então presidente da Repúbliaca Federativa do Brasil, Getulio Dorneles Vargas, o preio e área do antigo aeroporto de Caiapônia pertencem a Via Area Nacional. Aquela obra foi construída pela Fundação Brasil Central, que tinha base em Caiapônia, na ocaisão da tão afamada Marcha Para o Oeste. Restam ainda na cidade talvez 5 construções com algum valor de época, que podem ser demolidas ou remodeladas a qualquer momento, pela sede e impeto de um progresso duvidoso e limitado.

O município é conhecido pelas inúmeras cachoeiras, como exemplo a Cachoeira de São Domingos, Cachoeira da Jalapa, Cachoeira da Samambaia, ´´Cachoeira do Sereno``,´´Cachoeira da Abóbora``,´´Cachoeira do Rio Verdão``,´´Cachoeira do Rio Bonito``,´´Cachoeira da Santa Márcia``,´´Cachoeira do Pântano``entre muitas outras.

Outra atração turistica são os morros, como o Morro do Gigante e Morro do Peão tendo também varias serras(Uma ótima opção para aventuras). No centro urbano a maior atração é o lago dos Buritis, onde se realiza todas as festas da cidade, como carnaval(Zé Pereira), festa de maio (Barraquinhas) e outras. É um município centenário, chegando inclusive a ser linha de rota da Fundação Brasil Central. Seu patrimônio histórico entretanto, foi quase que totalmente destruído, não restando quase nada das antigas edificações do lugar.

Regiões Turísticas

Localização

Caiapônia está localizada a 318km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Caiapônia

Hotel Palace Avenida
Avenida Plinio Gayer, 378
Hotel Palace Avenida
A partir de: R$ 70
Estrelas: 1 estrelas
Ver fotosHotel Palace Avenida - Avenida Plinio Gayer, 378
Preços e Reservas Online
Reserva Online Hotel Palace Avenida no Booking