Viaje quase de graça com Milhas Aéreas

Cavalcante

Uma história preservada



Cavalcante é a porta da frente para quem entra na Chapada dos Veadeiros. Cerca de 70% da área do parque nacional que protege a região está dentro do município. Existem mais de 100 cachoeiras próximas à cidade, que é circundada pelos cânions da chapada, ideal para esportes de aventura. O turismo religioso também movimenta a região, principalmente na romaria das comunidades quilombolas em homenagem a Nossa Senhora da Abadia, que atrai mais de mil romeiros.

Cavalcante ainda lembra a arquitetura colonial da época de sua fundação, em 1740, com o descobrimento de ouro, e atualmente faz parte da Reserva da Biosfera Goyaz II, da APA do Pouso Alto, e é Patrimônio Natural da Humanidade.

A Ponte de Pedra é um dos mais impressionantes visuais de paisagem na borda norte da Chapada dos Veadeiros, situada em Cavalcante. O rio passa por uma garganta fechadíssima, por um arco de pedra que lembra uma ponte, e despenca 400 metros serra abaixo em várias quedas e corredeiras.

Atravessando a serra, chega-se a fontes de águas termais que deram nome a uma extinta vila mineradora - Água Quente, de 1733. O fluxo de turismo ecológico cresce lentamente, vindo por Alto Paraíso, a 93km por uma estrada de terra que contorna o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Localização

Localiza-se no planalto central do Brasil, estado de Goiás, esta distante 420 km de Goiânia, capital do estado, e 318 km de Brasília.

Distâncias das capitais: Brasília (DF): 320km / Goiânia (GO): 530km / Palmas (TO): 673km / Belo Horizonte (MG): 1044km / São Paulo (SP): 1337km / Rio de Janeiro (RJ): 1416km / Salvador (BA): 1777km

Dados GPS: Latitude: 13:47:51 (Sul) / Longitude: 47:27:30 (Oeste)

Acesso

Por Terra: Para chegar em Cavalcante por asfalto é preciso passar por Brasília. De lá são mais 320 quilômetros, seguindo pela BR-020 até Planaltina, no Distrito Federal. Pouco depois de Planaltina pegue o trevo para a GO-118, sentido Alto Paraíso e Teresina de Goiás. Em Teresina, siga pela GO-241 direto para Cavalcante.

De São Paulo pega-se a Anhangüera (SP-330) até a cidade de Uberaba. De lá segue-se pela BR-050 até Brasília.

Por Ar: Aeroporto de Brasília ou Goiânia, depois deve-se solicitar serviço de traslado ou alugar um carro até Cavalcante.

Notícias, Reportagens e Artigos sobre Cavalcante

Notícias > Ambiente > Educação e conscientização ambiental

Educação ambiental dentro e fora da sala de aula

Universidades trabalham experiências práticas para despertar conscientização em alunos e comunidades

Notícias > Turismo > Turismo sustentável

Áreas preservadas aumentam competitividade

Chapada dos Veadeiros é o primeiro destino a receber o seminário de lançamento do Projeto de Fomento do Turismo em Parques Nacionais

Notícias > Social > Festas, danças e manifestações regionais

Festas de comunidade quilombola são atrações para turistas em Goiás

A tradição que já dura mais de 200 anos retoma traços da história brasileira e atrai turistas de todo o país à região, que conta ainda com belas cachoeiras.

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Roteiro explora arquitetura, natureza e culturas desconhecidas

Roteiro explora arquitetura, natureza e culturas desconhecidas

Roteiro De Brasília à Chapada dos Veadeiros, percorre as obras de Niemeyer, trilhas, cachoeiras e comunidades de quilombolas em Goiás

Hotéis e Pousadas em Cavalcante

HOTEL FM CAVALCANTE

HOTEL FM CAVALCANTE

MORRO ENCANTADO - Cavalcante/GO

A partir de:
Até:
R$ 60,00 (Baixa Temporada)
R$ 100,00 (Alta Temporada)
CasaTemporada

CasaTemporada

Setor Matias - Cavalcante/GO

Pousada Manacá

Pousada Manacá

Centro - Cavalcante/GO

Reserva Renascer

Reserva Renascer

Cavalcante/GO

Pousada Vila dos Ipês

Pousada Vila dos Ipês

Cavalcantinho (Matias) - Cavalcante/GO

Pousada Vale das Araras

Pousada Vale das Araras

Zona Rural - Cavalcante/GO



Veja todos os hotéis e pousadas