Ceres



Ceres teve sua origem na Colônia Agrícola de Goiás, cujo primeiro administrador foi o engenheiro Bernardo Sayão Carvalho de Araújo, mais tarde construtor da rodovia Belém-Brasília. Em 4 de setembro de 1953, com terras desmembradas do município de Goiás, o distrito foi elevado à categoria de município. É cortado pelo Rio das Almas que o separa de Rialma apenas por uma ponte. Suas principais atividades econômicas são a agricultura (milho, soja e arroz) e a pecuária leiteira e de corte.

Diferente dos dias de hoje, a cidade de Ceres, principalmente nas décadas de 50 e 70 era palco de vários artistas famosos que no auge de suas carreiras se apresentavam em Ceres. A rádio cultura era a grande responsável por essa efervescência cultural, os shows aconteciam no lendário Cine Vera Cruz e também nos clubes. De tantos artistas que apresentaram em Ceres, podemos citar consagrados nomes como: Nelson Gonçalves, Vicente Celestino, Trio Irakitan, Luiz Gonzaga, Ângela Maria, Nelson Ned e o rei Roberto Carlos. Nos últimos tempos a presença de grandes nomes como: Roberta Miranda, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Christian e Ralf, Zezé de Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Gian e Giovane, Rio Negro e Solimões e outros, que estiveram em Ceres para apresentação em comícios políticos ou em datas comemorativas.

Música

A vida noturna ceresina, com os tradicionais bares de música ao vivo, são verdadeiros celeiros de talentos musicais, o famoso banquinho e violão produziu talentos conhecidos hoje em todo o Estado, e que fazem sucesso na Capital e por onde passam, é comum encontrarmos esses ceresinos nos cadernos culturais dos jornais goianos e também programas regionais, como o tradicional Frutos da Terra. Entre esses talentos destacamos os cantores: João Marcelo, Dione, Tito Madson,Kenya Muller,Edvaldo Oliveira, esse último a grande revelação dos últimos anos, dono de uma voz possante, surpreende a todos por onde se apresenta, e ainda os rialmenses, mas ceresinos de coração Carlinhos Trivelli e Nilson Hussar, popular Nilsinho.

Outros Talentos da Terra

Outra referência cultura é a Escola de Música Clave de Sol, que oferece cursos de de teoria musical, piano, teclado e flauta doce. A proprietária é Flávia Rosa Carneiro de Freitas, filha da terra e pianista há mais de 20 anos. Ela fez curso em Moscou no Conservatório Tchaikowski e em São Paulo no Master Class, estuda atualmente com a professora Lilian Meire Silva, nora de Belkiss Spenziéri. É casada, mãe de dois filhos e grande reveladora de talentos musicais.Ainda existe outra escola de música que vem se destacando e caindo no gosto da populaçao ceresina, a ART'LIVRE formação musical que oferece cursos como violão popular, violão clássico, viola caipira, guitarra, contr-baixo e técnica vocal. Tem revelado muitos talentos, relaiza semestralmente um recital onde é possível mostrar aos familiares e amigos dos alunos a sua performance, todos os recitais são assistido por um grande público. O proprietário é Edvaldo Oliveira formado pela ULM-PR, com curso técnico no cnservatório Gustavo hitter. Também é fruto da terra e se destaca pelo seu dinamismo e popularidade.E poeta goiano é o Manoel,que ele diz a cultura goiana fez ele ser poeta...relaxado,tranquilo,criativo e observador...

Marianne é natural de Ceres, seu talento com o piano é surpreendente, e, assim como ela, muitas outras vocações musicais e artísticas estão escondidas no município. A dupla de música sertaneja Márcio e Marcinho está esperando seu reconhecimento. Toda a região de Ceres conhece o talento desta dupla, eles tocam em importantes shows e também nas principais casas noturnas da região.

Neste estilo musical, Márcio e Marcinho não deixam nada a desejar, o sucesso é uma questão de oportunidade apenas. Eles são moradores de Ceres e estão sempre viajando, buscando conseguir o esperado lugar ao sol.

Vozes Ceresinas

Criado a mais de 9 anos, as 40 vozes que compõe o Coral Ad Gloriam, são hoje um verdadeiro orgulho para Ceres. Regido pelo Maestro Sebastião Rodrigues, o Coral Ad Gloriam, tem enriquecido culturalmente o município com suas magnificas apresentações.

Catálogo Virtual de Artistas Goianos

É de Ceres o primeiro Catálogo Virtual de Artistas Goianos. O Portal Ousar.Net (www.ousar.net), desenvolvido pelo Ceresino Cleiton Alves de Araújo é um dos principais sites de Goiás e se destaca por manter registro de artistas de Artes Cênicas e Dança, Artes Plásticas, Cinema e Fotografia, Cultura Regional, Literatura e Música.

O Portal é um projeto novo que vem crescendo e que muito valoriza a cidade de Ceres e os artistas goianos
[editar] Eventos

Ceres possui vários eventos importantes.

Janeiro: Festa da Fantasia; Gincana do Ceres Clube Recreativo; Gincana entre bairros.

Fevereiro: Comemorações religiosas da semana santa, com as tradicionais missa de lava pés, missa de ramos e a procissão do senhor morto, na sexta-feira da paixão, Retiro de carnaval no APC, Noite evangélica.

Março: 8 de março, sessão especial ao Dia da Mulher, realizado pela Câmara Municipal; 17 de março, feriado municipal em comemoração ao Dia de São Patrício, padroeiro de Ceres.

Abril: Semana do contabilista.

Maio: Dia do Trabalho – eventos diversos organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceres. Semana Cultural, realizado pelo Senac.

Junho: Arraial da Praça, Grande Festa Junina na Praça Cívica de Ceres. Tradicionais barraquinhas, organizadas por diversas escolas; Jogos Estudantis, Recital da ART'LIVRE formação musical.

Julho: Baile do Havaí; Semana de Bernardo Sayão – homenagem em comemoração ao nascimento de Bernardo Sayão. 11 e nao seja ridiculo...jogue o MU DELTA por favor instale o jogo no site [www.delta.murocks.com.br]

Agosto: Feira da Indústria e Comércio de Ceres e Rialma – FEICER Festa Folclórica - Escolas

Setembro: Aniversário da cidade; Campeonato Goiano de Motocross; Corrida de Pedestres; Exposição Agropecuária; Baile da cidade. Por favor visite o site [www.tribalwars.com.br] Outubro: Comemorações ao Dia da Criança; Jornada Médica – realizada pela Associação Médica de Ceres.

Novembro: Expocultural do Colégio Álvaro de Melo; Semana Cultura da FAFISP; Exposição de Artes no Centro Interescolar. SHOW DE ALUNOS da ART'LIVRE FORMAÇÃO MUSICAL

Dezembro: Gincana contra a AIDS – Organizado pelo grupo Amor e Vida; Comemoração do Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Baile Ceres Clube – Réveillon

Um dos destaques da cidade é o Centro Cultural de Ceres que foi construído em uma área de 1.527m², como instalação em três níveis e é hoje um marco cultural no interior do Estado. Com incentivo do poder público o centro cultural de Ceres, proporciona a comunidade de Ceres e a toda região uma diversidade de opções culturais, pois o local oferece uma invejável estrutura, com amplo auditório com capacidade para 300 pessoas que pode funcionar como cine teatro, um museu, um mezanino para abrigar exposições de arte, biblioteca virtual e lanchonete.

Entre os eventos temos a Etapa do Campeonato Goiano de Motocross e o famoso Arrial da Praça (www.ousar.net/arraialdapraca) que foi realizado pela primeira vez em 2005, organizado por Cleiton Alves de Araújo em parceria com a Prefeitura de Ceres, que levou grupos de quadrilha junina profissionais de Goiânia, como o Arraiá Chapéu do Vovô (www.chapeudovovo.com.br), Chão Goiano (www.quadrilhachaogoiano.com), Tradição e Ritmo (www.tradicaoeritmo.com.br) e Renascer, Todas Filiadas a FEQUAJUGO - Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás (www.fequajugo).

Localização

Ceres está localizada a 180km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Ceres








Agências de viagens e turismo em Ceres