Mineiros



Mineiros apresenta alto índice de crescimento e mantém posição de destaque na região. Porta de entrada para o Parque Nacional das Emas, Mineiros se destaca também pela educação, saúde e na agropecuária. Geograficamente situado em uma das maiores altitudes brasileiras variação de 700 a 1100m , na Serra dos Caiapós, o município de Mineiros ostenta um dos maiores divisores de água da América do Sul. No município brotam inúmeras nascentes d´água algumas subterrâneas como o aqüífero Guarani, formando vários rios, dentre eles o Rio Araguaia, Rio Verde, Formoso e Jacuba, os dois últimos de beleza irretocável, drenam a “última pátria do cerrado”, o Parque Nacional das Emas. O município apresenta um enorme potencial Ecoturístico, conheça alguns dos atrativos.

Rio Formoso (Parque Nacional das Emas) - A 6 km do portão do Bandeira, o espaço rio formoso abriga a atual sede administrativa do PNE, cuja composição é feita por algumas edificações que abrigam funcionários, pesquisadores, o diretor do parque e outras instalações, como: administração, museu, biblioteca, núcleo de educação ambiental, uma rádio e um auditório com capacidade para 30 pessoas. Além destas o espaço conta também com agradáveis equipamentos de apoio na área externa como churrasqueira, bancos e mesas de madeira, que proporcionam bons momentos à beira do rio Formoso.

Parque Nacional das Emas - os 131.868 hectares de reserva o visitante poderá observar, além da rica vegetação, corredeiras de águas cristalinas, animais como Veados-Campeiros, tamanduá-bandeira, Lobo-Guará, Emas, Araras Canindé, Tucanos, Sucuris e diversas outras espécies. A denominação de Parque Nacional das Emas é decorrente da presença, na região, de grande quantidade dessas aves (Rhea americana). O avistamento e observação de animais e aves não é um atrativo garantido na medida que depende do encontro por “acaso” do visitante com os animais. Pode acontecer ou não. Muitas vezes depende também da paciência do visitante, dos horários e locais mais prováveis, etc. Mas mesmo tomando todas as medidas para avistar algum animal pode acontecer de o visitante ter que se contentar com as pegadas e outros vestígios da passagem do bicho. A curiosidade e a admiração pelos cupinzeiros iluminados nas noites quentes e úmidas de primavera e verão datam desde o século XIII. Muitas impressões, teorias e lendas em torno desse fenômeno foram atribuídas ao longo dos últimos séculos, entre eles: evento fantasmagórico, brilho dos cupinzeiros por estarem rodeados de insetos luminosos, bactérias luminescentes instaladas nos ninhos dos cupins, entre outros relatos e assombros. O que todos concordam é que se trata de um efeito estético mágico.

Cachoeira Dois Saltos - De uma beleza indiscutível, a Cachoeira Dois Saltos possui duas quedas d’água, formando um poço propício ao banho, apta para a prática do rapel por possuir um paredão rochoso de aproximadamente 55 metros de altura.

Há ainda outros tantos atrativos, como por exemplo, Morro do Pião, Mirante do Morro do Caixão, Fazendo Mazaropi, Comunidade Remanescente Quilombo do Cedro, Chapada da Lua, Casa de Pedra do Zé sem Chapéu, Cachoeira dos Coqueiros, Cachoeira do Sucuri, Cachoeira do Rio Verde, Cachoeira da Pinguela e a Acampamento Salmo 23.

Localização

Localizado a 420 km da capital. Faz limite com Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Jataí, Perolândia, Portelândia, Santa Rita do Araguaia, Serranópolis, MT e MS.

Acesso

Por terra: Mineiros é cortada pelas rodovias BR-364, BR-060, GO-194 e GO-341.

Hotéis e Pousadas em Mineiros








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Mineiros

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Desbravando o Rio Araguaia

Desbravando o Rio Araguaia

O que os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará têm em comum? A resposta é uma das mais belas riquezas aquíferas e turísticas do Brasil: o Rio Araguaia