Mundo Novo



Mundo Novo originou-se da fazenda Nossa Senhora Aparecida, formada em 1960 por Valentim Lourenço, comprador de terras, procedente de São Paulo.

No local já havia um campo de pouso de uma Cia. Imobiliária, com intenso movimento de comércio de terras daquela região.

Valentim Lourenço, por volta de 1963, procedeu ao loteamento de 11 alqueires de suas terras para a formação do povoado que se tornou conhecido por “Mundo Novo”, por representar ao fundador uma “região ou espaço virgem, de matas e terras fertilíssimas, com promissoras perpectivas de desenvolvimento”.

Abertas as primeiras ruas, surgiram as moradias dos pioneiros: Wanderval de Faria, José Lau, Alexandrino Borges, Riva G. Souto, Pedro Souto, Serafim G. Souto, Josafá Souto e familiares(a maioria trazida por Valentim Lourenço), Salvador Sgamatt, Adãozinho e outros, lavradores, fazendeiros e comerciantes.

Paralelamente ao loteamento planejado, deu-se a invasão do campo formando-se um núcleo populacional com crescimento desordenado, integrando-se, todavia, ambas as áreas, com registros legais, ao desenvolvimento urbano.

Mais tarde, precisamente no início da década de 80, Valentim Lourenço fora eleito o primeiro prefeito da cidade, datando portanto a partir daí, sua emancipação política.

Prainha do Cascalho

Área particular de lazer, localizada à beira do Lago Itaipu, dotada de uma bela vista para a Ilha das Gaivotas, nas proximidades Parque Nacional de Ilha Grande, da ponte Ayrton Senna e do município vizinho de Guaíra. No espaço encontram-se instalados churrasqueiras, lanchonetes, sanitários, estacionamento, quadras de vôlei e de futebol de areia, choupanas na areia da praia e área destinada para acampamentos.

É atração, o passeio de barco à Ilha das Gaivotas, a 1500 metros de distância, em viagem com duração média de dez minutos, em embarcação náutica, possibilitando a visitação de recanto natural, formado por um banco de areia e localizado próximo ao Parque Nacional de Ilha Grande.

Na ilha encontram-se churrasqueiras, área para a prática de esportes, banho e restaurante. Apresenta área de aproximadamente 79.000 hectares, ampla diversidade de fauna e flora, com lagoas que são verdadeiros berçários para a reprodução de peixes; os pássaros dão um verdadeiro espetáculo aos visitantes.

O Rio Paraná, na divisa dos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, além da beleza natural, é muito procurado para a pesca esportiva, sendo que os peixes mais encontrados na região são o dourado (Salmuis maxillosus), jaú (Paulicea luetkeni), pintado(Pseudoplatistoma coruscans), e para a prática de esportes náuticos (canoagem, vela, jet-ski e esqui aquático). O empreendimento permanece aberto durante todo o ano, porém, no inverno (março a novembro), não oferece os serviços de bar, sanitários, água potável e energia elétrica.

Museu Municipal Itapuy Porá

É administrado pela prefeitura municipal e foi fundado em 19/11/1998. O Museu encontra-se instalado no antigo depósito do INCRA, construído em madeira com uma área de 360m2.

Em seu interior abriga um acervo de aproximadamente 350 peças, que expressa, retratos da historia da colonização local e regional. (fotos, maquinários e utensílios domésticos, equipamentos elétricos, entre outros). Dispõe de estacionamentos, sanitários e bebedouro de água.

Regiões Turísticas

Localização

Mundo Novo está localizado a 420km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Mundo Novo








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Mundo Novo

Notícias > Turismo > Encontros e eventos de turismo

Viva o Verão promete movimentar as praias do Lago de Itaipu

Estão previstas atividades esportivas, de lazer e recreação em 15 municípios da região.

 

Agências de viagens e turismo em Mundo Novo