Parques Nacionais > 

Emas - GO

Bioluminescência. Um espetáculo de luzes



Campos de capim a perder de vista guardam boas surpresas. Os enormes cupinzeiros, às vezes com formatos estranhos, servem de alimento para muitos animais, que circulam para lá e para cá livremente. Um prato cheio para os observadores e fotógrafos de natureza. Essa importante amostra do cerrado é frágil e está ameaçada, mais uma vez pela ação do maior inimigo do meio ambiente - o homem.

O Parque Nacional das Emas foi criado em 1961, protegendo 131.868 hectares de um ecossistema bastante frágil. As maiores ameaças são as lavouras que o cercam e os incêndios, muitas vezes criminosos, durante o período seco.

Aspectos Culturais e Históricos

O parque é limítrofe de um grande complexo de sítios arqueológicos, situados no vale do rio Verdinho e Corrente. Não consta bibliografia da presença indígena na unidade, mas em seu entorno, sabe-se da presença dos índios Caiapós.

Aspectos Naturais

A paisagem da região reúne quase todos os tipos de cerrado. Enormes cupinzeiros, árvores retorcidas, campos de capim flecha e flores espalham-se pelo parque, que está situado no divisor de águas entre 3 importantes bacias: a Amazônica, a Platina e a do Pantanal.

A vegetação inclui mata ciliar, vereda, campo rupestre ou de altitude, mata mesofídica, campo úmido, cerrado, cerradão, campo cerrado, campo sujo e campo limpo. Além das árvores pequenas e retorcidas, típicas do cerrado, é possível encontrar árvores frutíferas.

Representando a fauna estão o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, o cachorro-do-mato, jaguatiricas, onças, micos e bugios. Entre as mais de 220 espécies de aves, encontram-se a arara-canindé, o urubu-rei e a perdiz. Há ainda diversos répteis.

Clima

O clima predominante é o tropical quente sub-úmido. Os meses mais secos vão de junho a agosto, com escassez de água. As maiores precipitações ocorrem nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. A temperatura média anual situa-se em torno de 22 graus.

Atrações

O grande atrativo no Parque Nacional das Emas é a observação de animais. Os amantes da fotografia encontrarão ótimas oportunidades para fotografar animais bem de perto, principalmente o tamanduá-bandeira. As emas também correm soltas pelos campos do parque.

Nas noites de inverno, uma luz azulada fosforescente emana dos cupinzeiros, produzida pelas larvas de vaga-lumes. Esse fenômeno é conhecido como bioluminescência.

Para caminhar, é importante levar protetor solar, pois as distâncias são grandes e quase não há áreas de sombra. O parque é cortado por alguns rios, destacando-se o Jacuba e o Formoso.

Infra-estrutura

Aberto das 8 às 17h, o parque possui centro de visitantes, com refeitório e alojamento para pesquisadores. O ingresso é pago e para visitação é recomendado contratar os guias credenciados das cidades vizinhas. Em Mineiros, a 90 km do parque, e outras cidades próximas, existem alguns hotéis e pousadas.

Objetivos específicos da unidade

Proteger amostra representativa do bioma cerrado, bem como proteger habitat da fauna endêmica e conservar diversas nascentes dos rios Jacuba e Formoso, afluentes do Parnaíba da bacia do Paraná.

Decreto e data de criação

Foi criado pelo Decreto No. 49.874 de 11.01.1961

Endereço para correspondência

Rua 229 nº 95 - Setor Universitário

74605-090 - Goiânia - GO

Fone: (64) 634-1704

Fax: (64) 634-1704

E-mail: parnaemas@hotmail.com

Estados

  • Goiás Viaje pelos Caminhos de Goiás

Cidades

Localização

O Parque Nacional das Emas está localizado no extremo sudoeste de Goiás, pertencendo, na maior parte ao município de Mineiros (GO) e o restante aos municípios de Chapadão do Céu (GO), Costa Rica (MS) e Alto Taquari (MT).

Acesso

O acesso é feito através das BR-364, GO-32 e GO-51. Fica a 700 km de distância de Brasília e possui campo de pouso para aeronaves de pequeno porte. Pela mesma estrada, para Costa Rica, há uma outra entrada, a 163 km, mas há 55 km de estrada de terra.

Hotéis e Pousadas em Emas - GO




Notícias, Reportagens e Artigos sobre Emas - GO

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Surpreenda-se ao visitar os Parques Nacionais

Se a ideia é, de vez em quando, fugir da selva de pedras, a solução pode ser simples e surpreendente. Vamos juntos conhecer mais e proteger os Parques Nacionais do nosso país

 

Atrativos turísticos - Emas - GO