Porangatu



Com 60 anos de emancipação política, Porangatu conseguiu conjugar desenvolvimento econômico, modernidade, tradição e cultura como fatores de promoção da melhoria da qualidade de vida de sua população. Hoje o município é um dos mais importantes pólos de turismo cultural porque soube preservar, restaurar e construir novos paradigmas para inserir-se e integrar-se ao processo de desenvolvimento do Estado.

Possui o mais antigo e melhor carnaval de rua do interior de Goiás, com mais de 20 anos de existência. Essa festa popular é uma das grandes atrações turísticas de Goiás e da Região Norte, que atrai foliões de todo o Estado e também do Tocantins, Distrito Federal e Minas Gerais. E um dos eventos que gera emprego e renda para o município, movimenta o comércio e a ampla rede hoteleira local.

Outra festa popular do calendário turístico de Porangatu é o Arraial do Descoberto, um emblema da história do município, antigo povoado que deu a origem a Porangatu. Realizada entre os meses de junho/julho, o “Arraia do Descoberto” mobiliza a população da cidade para a festa que acontece no Centro Histórico, região onde está o poço do Milagre. Reza a crença popular que quem bebe da água dessa fonte encanta-se pela cidade e nela fixa ali residência.

Porangatu também conseguiu preservar o seu Centro Histórico, onde repousa majestosa a Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, obra restaurada pelo município com o apoio do Governo Federal. A prefeitura de Porangatu está incentivando a restauração das fachadas das casas da “Praça Velha”, onde comprou um casarão em ruínas para restaurá-lo e ali instalar um centro cultural.

Às margens da Lagoa Grande, o cartão postal da cidade, ergue-se outro símbolo da modernidade e do valor que o município confere à cultura: O Centro Cultural de Porangatu. Com teatro para 300 lugares, biblioteca, salas para oficinas artísticas e galeria de arte, o Centro Cultural, além de compor a paisagem urbana, é um elemento transformador da vida e social e cultural do município. A partir de essa infra-estrutura, o município concedeu e está fortalecendo, em parceria com o Governo do Estado, a Mostra Nacional de Teatro de Porangatu – o TENPO (Teatro Nacional de Porangatu) -, que reuniu em suas primeiras edições dezenas de artistas de renome nacional e público de todo o Estado. Uma das maiores atrações do calendário de eventos do Estado, ao lado do festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), na cidade de Goiás, e canto da Primavera em Pirinópolis, o TENPO está ajudando a disseminar a cultura do teatro na terra dos bandeirantes. Já marcaram presença no TENPO artistas com Natália Thimberg, Antônio Nóbrega, Françoise Fourton, Hugo Rodas, Elisa Lucinda, Marcos Breda, Stepan Nercessian, Caio Blat, Grutti Fraga, Maria Adélia, Jorge de Carvalho, Valéria Braga, Rose Campos, Claudia Barioni e Denise Stoklos.

Mas a paixão de Porangatu pelo teatro tem raízes profundas na devoção popular. Há mais de 20 anos a população encena a Via Sacra – Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. O espetáculo, que iniciou com uma apresentação no interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, ganhou as ruas e profissionalismo. É encenada a céu aberto, em palco às margens da Lagoa Grande, com o apoio da Prefeitura. O elenco base do espetáculo foi formado no município e muitos pertencem ao grupo teatral Trem de Doido, também da cidade. A encenação conta com populares como figurantes, grande parte originários dos cursos de artes promovidos pelo Centro Cultural, grande parte originários dos cursos de artes promovidos pelo Centro cultural. A riqueza visual e cênica do espetáculo é um dos pontos altos da Via-Sacra.
Ainda no segmento de grandes eventos, o município cativou os “rallyzeiros” do sertão. Porangatu é um município estratégico na rota do Rally dos Sertões, onde os competidores pernoitam com toda a infra-estrutura oferecida pela cidade. O circo do Rally dos Sertões, além da mídia nacional e internacional que atrai para o município, deixa saldo positivo no comércio e na rede hoteleira local.

Localização

Porangatu está localizada a 395km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da BR-153 e GO-080







Hotéis e Pousadas em Porangatu

Wembley Park Hotel
Av. Pedro Pereira Cunha, 98
Wembley Park Hotel
A partir de: R$ 159
Ver fotosWembley Park Hotel - Av. Pedro Pereira Cunha, 98
Preços e Reservas Online
Reserva Online Wembley Park Hotel no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Porangatu

Blogs > Terra sem Fronteiras > Boletins

Partindo de Belém, paramos em Imperatriz, Araguaína, Porangatu, e Marília antes de chegar em São Paulo

Partindo de Belém, paramos em Imperatriz, Araguaína, Porangatu, e Marília antes de chegar em São Paulo

... Estamos loucos para chegar em casa!

 

Agências de viagens e turismo em Porangatu