Alcântara

Esplendor ímpar



Em Alcântara, no segundo domingo de agosto, acontece a festa de São Benedito. Uma herança bastante viva da marcante presença dos africanos no Maranhão. Os devotos formam uma grande procissão que percorre as ruas da antiga cidade, protagonizando um espetáculo de fé e beleza.

Ainda em Alcântara, em maio, acontece a Festa do Divino, o mais badalado evento profano-religioso do Maranhão. A festa tem lugar em várias outras regiões do Estado, mas é nesta cidade que alcança um esplendor ímpar. Caixeiras do divino, doces de espécie, imperador, imperatriz, procissões e fé são sinônimos dessa fantástica manifestação popular que atrai anualmente centenas de turistas.

Em Alcântara, a viagem continua. A cidade histórica fica a uma hora de barco de São Luís e é um excelente passeio que pode ser feito em apenas um dia. Uma vantagem é que, praticamente, todos os pontos turísticos da cidade, que parece ter parado no tempo, podem ser visitados a pé durante passeios tranqüilos pelas ruas calçadas de pedra. Os atrativos começam logo na descida do barco, no Porto do Jacaré e subindo a ladeira de mesmo nome, que conduz ao coração da cidade: o largo onde se encontram as ruínas da igreja da Matriz, a antiga cadeia e o pelourinho, ícones máximos das sociedades coloniais e escravagistas brasileiras. É possível também, a partir de Alcântara, fazer passeios de barcos por igarapés e visitar ilhas como Cajual, onde estão sendo descobertos valiosos fósseis. Quem tiver um pouco mais de tempo pode dormir na cidade. Existem bares agradáveis para se degustar bebidas e comidas típicas. As noites de lua cheia, entre casarões e monumentos do passado, são inesquecíveis.

Texto: Governo do Maranhão

Regiões Turísticas

Localização

Estado do Maranhão, esta a 53 Km de São Luís, capital do estado.

Acesso

Por Ar: As companhias aéreas mantêm vôos diários para o Aeroporto Cunha Machado, em São Luís, partindo das principais capitais do País. Em São Luís, as companhias de Táxi Aéreo fazem vôos fretados para a cidade. Tempo de vôo: 15 minutos.

Por Água: Chega-se a Alcântara através de barcos que cruzam a Baía de São Marcos, partindo de São Luís. Outra opção é o ferry-boat para a travessia de passageiros e automóveis até porto de Cujupe (Itaúna) e, de lá, através de estrada (70km), parcialmente asfaltada.







Hotéis e Pousadas em Alcântara

Pousada La Maison du Baron
Rua do Sossego 10, Centro
Pousada La Maison du Baron
A partir de: R$ 139,78
Ver fotosPousada La Maison du Baron - Rua do Sossego 10, Centro
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada La Maison du Baron no Booking






Notícias, Reportagens e Artigos sobre Alcântara

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Passado e futuro se encontram em Alcântara

Discussões de ações para incrementar o turismo regional se uniram à agenda cultural da semana

 

Agências de viagens e turismo em Alcântara