Cururupu



Presume-se que as primeiras incursões na região tenham sido realizadas, entre 1612 e 1614, pelos comandados de La Ravardière, seguindo-se a missão de reconhecimento efetuada por Pedro Teixeira, em 1661, com vistas à implantação da estrada real ligando São Luís a Belém, via Bragança e Alto Caité Segundo fontes históricas, seu povoamento tornou-se possível a partir das entradas chefiadas por Maciel Parente, que subjugou os índios tupinambás ali aldeados, matando o cacique Cabelo de Velha.

Não demorou muito para que, com a chegada de fazendeiros e colonos oriundos de Guimarães, o atual território cururupense se tornasse grande centro de produção agrícola e de fabricação de farinha, açúcar e aguardente, para o que muito contribuiu o trabalho de escravos africanos trazidos de Daomé e da Costa de Ouro.

Até 1835, quando foi criada a freguesia de Cururupu permaneceu com a classificação de 3º Distrito de Cabelo de Velha, subordinado administrativamente a Guimarães.

Pela Lei provincial Nº 120, de 3 de outubro de 1841, a freguesia tornou-se vila e conquistou sua autonomia. Sua elevação à categoria de cidade ocorreu no dia 9 de março de 1920, por força da Lei Estadual Nº 893.

Ilha dos Lenções
Ponto Turistico: Atrativo Natural
Descrição:
No litoral do municipio de Cururupu-Ma morada definitiva do Rei Sebastião,anfitrião do Sultão Turco,Darsolan e sua filha Princesa Jarina.
Cururupu-MA

Duna
Ponto Turistico: Atrativo Cultural
Descrição:
Duna alta na ilha dos lençóis no Municipio de Cururupu-MA
Cururupu-MA

Regiões Turísticas

Localização

Cururupu está localizada a 465km da capital do estado.

Acesso

Por terra: A rodovia de acesso ao município é a MA-006.

Hotéis e Pousadas em Cururupu








Agências de viagens e turismo em Cururupu

MARAMAZON

MARAMAZON

Renascença II - São Luís/MA

 

Litoranea Turismo

Rua Nelson Machado, S/N
Centro - (98) 3391-1930

Litoranea Turismo

Rua Nelson Machado, S/N
Centro - (98) 3391-1930