Pinheiro



O município de Pinheiro originou-se de uma fazenda, fundada pelo Capitão-Mor Inácio José Pinheiro que, pela ausência de pastagens em Alcântara, onde era estabelecido, buscou um local que melhor atendesse às necessidades do rebanho. Após percorrer a região por vários dias, encontrou uma vasta planície, apresentando grande lago e, mais ao longe, espessa mata. De imediato, ali se fixou, providenciando o deslocamento do gado e de pessoal. Com a influência de outros fazendeiros teve início o povoamento. Os vaqueiros aglomerados desenvolviam, paralelamente, agricultura de subsistência na orla da mata, gerando sérios problemas, que foram solucionados após intervenção governamental.

Ao longo do tempo, Pinheiro recebeu denominações de Lugar de Pinheiro, Vila Nova de Pinheiro, Vila de Santo Inácio de Pinheiro e, finalmente, Pinheiro.

Monumentos Históricos

Prédio mais antigo
Está localizado na Praça Padre Newton, no bairro da Matriz. Em estilo colonial, foi sede do Poder Legislativo e da Intendência. Propriedade da família de Adão Amorim, foi tombado pelo Patrimônio His­tórico.

Sede do Jornal Cidade de Pinheiro
Antigo sobrado da Prelazia de Pinheiro, o prédio abriga hoje as Lojas Paraíba. Foi propriedade de Osório de Castro Abreu, sede de loja da Maçonaria e da Igreja Presbiteriana.

Obelisco
Presente da Associação Comercial do Maranhão à cidade de Pinheiro durante as comemorações do Centenário da \"Prince­sa da Baixada\" em 1956.

Busto de José Sarney
Foi inaugurado em 24 de abril de 1980 por ocasião do cinqüentenário do ex-pre­sidente da República e atual senador pelo Amapá, José Sarney, nascido em Pinhei­ro.

Busto de Elisabetho Carvalho
Homenagem do município ao desembargador, fundador do \"Jornal Cida­de de Pinheiro\" e ex-prefeito Elisabetho Barbosa de Carvalho. Está localizado na Praça do Centenário.

Turismo

Parque Babaçu
Referência de lazer para os pinheirenses, o Parque Babaçu foi construído em um local onde predominavam as belas palmeiras de babaçu, o que deu nome ao parque. Inaugurado na gestão de Maneco Paiva é o ponto de encontro de jovens, crianças e adultos.

Obelisco
Símbolo maior do Centenário de Pinheiro em 1956, o Obelisco foi construído na Praça do Mercado e tem 7 metros de altura. Foi um presente dos empresários do município, concretizado através da Associação Comercial.

Restaurante da Maria Santa
Administrado por Maria Santa, é espaço especial para os visitantes que desejam apreciar a culinária de Pinheiro, como a traíra assada na brasa ou a piaba frita. Podem se divertir com apresentações musicais.

Barragem do Rio Pericumã
Com 110 km de extensão e uma bacia hidrográfica de mais de 5 mil km2, a barragem aumenta o volume de água armazenada na bacia do rio, permitindo que a população se abasteça com a abundância de peixes, principalmente no inverno. Os visitantes vão apreciar a beleza da paisagem e uma das construções mais significativas para a cidade.

Casa José Sarney
A casa onde nasceu, em 24 de abril de 1930, o ex-presidente da República, José Sarney, tornou-se um museu com peças e objetos da época em 1980 - uma homenagem ao pinheirense ilustre que se destacou no cenário político brasileiro.

Faveira
É um dos points mais visitados de Pinheiro. Ali o visitante desfruta da beleza panorâmica do Pericumã e seus campos, além de banho e comidas típicas.

Passeios pelo Rio Pericumã
A riqueza da flora e a abundância de recursos naturais do Rio Pericumã, podem ser conferidos em agradáveis passeios pelo rio e pelos balneários que se formaram ao longo das suas margens. Uma das mais importantes atrações turísticas da cidade.

Localização

Pinheiro está localizada a 333km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Pinheiro








Agências de viagens e turismo em Pinheiro