Presidente Dutra



Situado às margens do riacho Preguiça, subafluente do Mearim, o povoado de Presidente Dutra era conhecido antigamente pela denominação de Curador, com a qual, aliás, foi elevado à categoria de município pelo Decreto-Lei nº 820, de 30 de dezembro de 1943.

Somente a 18 de dezembro de 1948, pela Lei nº 208, esse topônimo foi substituído, numa homenagem da classe política maranhense ao então primeiro mandatário da Nação, Marechal Eurico Gaspar Dutra.

Desmembrado de Barra do Corda, cuja jurisdição não passava de um distrito distante e esquecido, a antiga Curador tornou-se, a partir da década de 60, um dos mais florescentes centros produtores do Estado. Importante entroncamento rodoviário e ponto de interligação dos sistemas energéticos da CHESF e Eletronorte, Presidente Dutra ocupa hoje, merecidamente, posições de destaque entre os mais promissores pólos de desenvolvimento agrícola, comercial e industrial do Maranhão. A cidade de Presidente Dutra teve merecidamente o prefeito ANTENOR ARRUDA LÉDA, pois, um ícone da sociedade presidutrense. Entre os anos de 1970 a 1973, no qual, terminou de dar origem a praça São Sebastião, onde está o ponto teristico (caixa d'água). - Onde também levou a funcionar a escola São Gorge em um interior de Presidente Dutra, trouçe o primeiro gerador de energia elétrica CEMAR. - Em 1969 foi candidato único, - escolhido pelo povo.

Localização

Presidente Dutra está a 300km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Presidente Dutra








Agências de viagens e turismo em Presidente Dutra