Santa Inês



Conhecida primitivamente como “Ponta da Linha”, por estar localizada, em 1884, no final da via férrea construída pela Companhia Progresso Agrícola para percorrer as plantações de cana-de-açúcar que abasteciam o Engenho Central, em Pindaré-Mirim, Santa Inês deve sua origem a esse importante empreendimento agroindustrial.

Com o encerramento das atividades produtivas do Engenho Central ,por volta de 1910, a população de “Ponta da Linha” passou a dedicar-se à cultura de algodão, arroz, milho e mandioca, porém continuou dependendo de Pindaré-Mirim, a quem era subordinado administrativamente e por onde sua produção era escoada. Muito procurado por famílias nordestinas, que constituem atualmente, com seus descendentes, mais da metade da população local, o povoado cresceu rapidamente, a ponto de, no início da década de 60, tornar-se mais importante, em termos demográficos e econômicos, do que a sede do município a que pertencia.

A 19 de dezembro de 1966, pela Lei Nº 2723, o antigo povoado de “Ponta da Linha”, já então conhecido como Santa Inês, conquistou sua autonomia. Beneficiado pela passagem da BR-222 e da Estrada de Ferro Carajás em sua sede, o município de Santa Inês é atualmente um dos mais importantes do Estado, tanto pela força de seu comércio e de sua agricultura como pela instalação, em seu território, de um distrito industrial que abriu largas perspectivas para seu desenvolvimento.

Localização

Santa Inês está localizada na Região do Vale do Pindaré a 243km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR - 316 e BR 222







Hotéis e Pousadas em Santa Inês








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Santa Inês

Notícias > Turismo > Cursos, palestras, seminários de turismo

Sistema FAEPA-SENAR realiza o 3º Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Vale das Águas

Sistema FAEPA-SENAR realiza o 3º Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Vale das Águas

Em sua 3ª edição, o evento contará, além da Caminhada da Serra da Furada, com um workshop de escalada e observação astronômica

Notícias > Social > Índios do Brasil

Seduc / MA promove capacitação de professores indígenas

O curso está sendo ministrado no Centro Anajás, atendendo a 61 professores índios das etnias Krikati, Pukoyê e Tentehar das regiões de Amarante, Bom Jesus das Selvas e Buriticupu.

Agências de viagens e turismo em Santa Inês