Acelerador de Viagens

Dourados



O turismo em Dourados-MS está alicerçado sob a política da gestão participativa e articulada com as demais políticas de governo que se fundem através de proposições, programas e projetos, na perspectiva da promoção do desenvolvimento, geração de emprego e renda com vistas à sustentabilidade socioeconômica e ambiental, na prática do turismo qualificado e continuo voltado tanto para o turista como para a população local.

Os principais eixos norteadores da política de turismo em Dourados compõem-se do fomento ao turismo, gestão compartilhada e participativa entre setores públicos, privados e sociedade civil que buscam resultados positivos economicamente e socialmente, buscam ainda, parcerias no financiamento da infra-estrutura técnico-turístico e promoção da imagem turística sob o propósito da qualidade de vida, valorização dos recursos naturais, culturais e históricos e, uma imagem positiva da cidade.

Na gestão compartilhada e participativa entre os setores públicos e privado e sociedade civil, a cidade conta com a instância de governança do turismo municipal, Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, que é um órgão consultivo e de assessoramento, que tem o intuito de orientar, promover e emitir sugestões para o desenvolvimento do turismo no município. Seu objetivo é proporcionar o desenvolvimento turístico, concentrando esforços em ações conjuntas, de forma democrática e ética. A cidade também possui a Grande Dourados Convention & Visitors Bureau, que é uma associação civil de direitos privados sem fins lucrativos, que tem a finalidade de promover o desenvolvimento do turismo no município de Dourados e Região, por meio de captação, geração e apoio a eventos, buscando aumentar o fluxo de turistas e aprimorar a infra-estrutura e serviços turísticos.

Além disso, Dourados possui o curso de Turismo com ênfase em Ambientes Naturais oferecido pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que através de seus projetos de pesquisa e extensão, como o “City Tour” promove o fomento do turismo e a valorização da cidade.

O município está inserido na região turística da “Grande Dourados”, composta pelos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina.

A região está localizada no centro sul de Mato Grosso do Sul, sua população representa 14% do total de habitantes do Estado. É considerado um dos pólos econômicos de Mato Grosso do Sul, por seu aspecto econômico baseado na agricultura, pecuária, indústria e comércio e também, pela sua infra-estrutura e serviços, possuindo parques urbanos, cinemas, teatros, museus, shopping e prédios históricos. Seu potencial turístico é percebido no segmento de eventos, negócios, lazer e agrotecnológico.

Regiões Turísticas

Localização

Dourados situa-se aproximadamente a 220 km de Campo Grande, e 120 Km da fronteira com o Paraguai.

Notícias, Reportagens e Artigos sobre Dourados

Notícias > Ambiente > Nosso lixo

Lata de lixo interage, diverte e conscientiza

Lata de lixo interage, diverte e conscientiza

A lixeira funciona a bateria, e o equipamento que dispara os efeitos sonoros fica na tampa, totalmente separado do lixo

Notícias > Turismo > Gastronomia

Festa do Peixe acontece no mês de março em Dourados (MS)

Festa do Peixe acontece no mês de março em Dourados (MS)

A Festa do Peixe em sua 10ª edição será realizada na cidade de Dourados do dia 27 a 31 de março, no Parque Antenor Martins

Notícias > Social > Índios do Brasil

Os primeiros moradores do Brasil

Os primeiros moradores do Brasil

Missão atual do Dia do Índio é discutir a preservação de um povo

Notícias > Social > Índios do Brasil

Índios do Mato Grosso do Sul organizam desfile de moda

Índios do Mato Grosso do Sul organizam desfile de moda

Em Bodoquena (MS) índios kadiwéus realizarão um desfile de moda em que os manequins e designers são os próprios indígenas. Também no mesmo dia haverá uma apresentação de um grupo de rap indígena de Dourados

Notícias > Turismo > Qualificação e certificação em turismo

Fundação de Turismo de MS incentiva empresários do segmento a inscreverem-se no Cadastro do MTur

O objetivo é sensibilizar os empresários a se cadastrarem no Cadastur, do Ministério do Turismo (MTur) e a enviarem para fins estatísticos a Ficha Nacional de Registro de Hóspede.

 

Hotéis e Pousadas em Dourados

Agências de viagens e turismo em Dourados

Passeio Turismo

Passeio Turismo

Dourados/MS

 

A.C.Tur Ltda

Rua Ponta Porã, 2055
Vila Tonini - (67) 3421-7606

Agência de Viagem e Turismo Bandeirante

Rua Monte Alegre, 3030 Sala 01
Vila PlanaLote o - (67) 3422-6881

Veja todos as agências de turismo