Paranaíba



O território foi primitivamente povoado pelos índios Caiapós, tornando-se conhecido das primeiras bandeiras paulistas, que vinham para o sertão capturar escravos índios, no início do ano de 1700 e permanecendo sob a liderança do bandeirante Antônio Pires de Campos, o célebre “Pai Pirá”, entre os anos de 1739 e 1755.

Somente em 1830 vieram os primeiros colonizadores, oriundos de Minas Gerais. Tratavam-se das famílias Garcia Leal, Rodrigues da Costa, Correia Neves, Barbosa e Lopes, tendo à frente José Garcia Leal, Januário Garcia Leal Sobrinho e Luís Correia Neves. José Garcia Leal é considerado, ao lado de seu irmão Januário, líder dos colonizadores - basicamente, seus familiares que, tocando à frente escravos e gado, estabeleceram-se três léguas aquém de Paranaíba, seduzidos pelas águas do ribeirão Ariranha e pela fertilidade do solo, que se prestava às várias culturas de subsistência. Luís Correia Neves, por sua vez, estabeleceu-se ao sul da vila, em águas do rio Quitéria.

Em 1836 erguia-se a primeira igreja, pela conjugação de esforços dos Garcia e do Padre Francisco Sales de Souza Fleury. Em 1838, foi criado o distrito administrativo subordinado à comarca de Mato Grosso, com sede em Cuiabá. Em 1850, o distrito foi incorporado ao município de Corumbá até o dia 4 de junho de 1857, quando a povoação denominada Sant´Ana do Paranaíba, em homenagem a Nossa Senhora Santana, padroeira do lugar, foi elevada à categoria de vila, criando-se o município, desmembrado de Corumbá.

Na Guerra do Paraguai, Paranaíba teve uma participação muito importante, pois foi na época,a rota de apoio logístico e de fuga dos civis envolvidos no conflito,tendo como pontos máximos,a atuação de José Francisco Lopes em 1867, o Guia Lopes, na célebre retirada da Laguna, e a documentação de Alfredo de Taunay, o Visconde de Taunay, que atravessou a região neste ano registrando suas observações sobre os habitantes, seus hábitos e sobre sua natureza, e a partir disto escrever o romance Inocência, cujo drama se passa naquele universo, tornando a região conhecida em grande parte do mundo.

Regiões Turísticas

Localização

Paranaíba está localizada a 410km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-158 e BR-262







Hotéis e Pousadas em Paranaíba








Agências de viagens e turismo em Paranaíba