Ribas do Rio Pardo



Dista 92 quilômetros de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, e tem sua economia basicamente sustentada pelo setor de agropecuária. Por sua imensa extensão territorial, predomina a criação de gado, havendo também o extrativismo de resina, carvão, com uma indústria siderúrgica, frigorífico, e diversas serrarias, além de outras pequenas indústrias.

As terras de Ribas do Rio Pardo, exploradas no início do século XVII pelos bandeirantes que vinham de São Paulo seguindo pelo rios Tietê, Paraná chegando ao Pardo, onde exploraram as terras em busca de ouro, não obtendo sucesso e abandonando a rota do Rio Pardo. Os primeiros registros concretos da formação do povoado são datados por volta do ano de 1900, quando os irmãos mineradores José e João dos Santos, vindos de Uberaba fixaram residência e comércio próximo à confluência dos rios Bota e Pardo.

O vilarejo hoje conhecido como Ribas do Rio Pardo começou a se desenvolver com a construção da estrada de ferro Itapura-Corumbá em 1912, posteriormente fundida com a E.F. Noroeste do Brasil, e que fazia a ligação entre o município de Água Clara e Jupiá (Três Lagoas) e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, sendo que as duas partes foram ligadas somente em 1914 pela estrada de ferro que hoje corta Ribas do Rio Pardo, ocasião em que foi inaugurada a Estação Ferroviária que até hoje permanece como edificação histórica do município.

Acima do Rio Pardo, às margens do Rio Botas e acerca da estrada de ferro o município começa o seu crescimento. Em 1915 foi criado o primeiro distrito policial do município, sendo o Sr. Antônio Aparecido nomeado o primeiro subdelegado. Em 1918 surge a primeira escola, cujo professor foi José Coleto Garcia. Já em 1919 instalaram-se a Coletoria Estadual e a Agência do Correio, sendo Arnaldo de Oliveira Palma nomeado coletor e Dona Mercedes a titular dos Correios.

Pela Resolução 856, de 7 de novembro de 1921, o vilarejo foi elevado a distrito de Paz, com o nome de Conceição do Rio Pardo, ocasião em que Estêvão Pereira de Almeida foi nomeado juiz de Paz titular. Em 19 de março de 1944, foi instalada a administração municipal, cuja criação do município, ocorrera em dezembro de 1943.

Regiões Turísticas

Localização

Ribas do Rio Pardo está localizado a 92km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Ribas do Rio Pardo








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Ribas do Rio Pardo

Notícias > Turismo > Turismo de aventura

Ribas do Rio Pardo se destaca como rota turística para o Bóia-Cross em MS

Ribas do Rio Pardo se destaca como rota turística para o Bóia-Cross em MS

Aventura, emoção, desafios e natureza de grande beleza, tudo com muita segurança. Esse é o cenário que Ribas do Rio Pardo, a 92 km de Campo Grande, oferece para os moradores e turistas que desesejam experimentar o bóiacross nas águas do Rio Mantena

 

Agências de viagens e turismo em Ribas do Rio Pardo