Barra do Bugres



Barra do Bugres originou-se do fluxo migratório advindo com a extração da poaia, iniciado a partir do final do século XIX.

Em 1878, chegou à região Pedro Torquato Leite Rocha, vindo de Cáceres. Ergueu rancho às margens do Rio dos Bugres. Deu início a exploração das cercanias em busca da preciosa poaia - a ipecacuanha - com resultados satisfatórios.
A localidade tornou-se ponto de referência, e famílias instalaram-se no local onde as águas do Rio dos Bugres encontravam-se com a correnteza turvosa do Rio Paraguai. O lugar começou a ser conhecido por Barra do Rio dos Bugres, passando esta denominação à história, e inserida nos mapas cartográficos pelo Marechal Rondon.

A Lei nº 541, de 13 de junho de 1910, autorizou a desapropriação de dois mil hectares de terras pertencente a Manoel de Campos Borges para o patrimônio da povoação. Em 1926, passou por Barra do Rio dos Bugres a Coluna Prestes, movimento revoltoso, no rumo da Bolívia. Houve confronto com moradores da localidade, verificando-se inúmeras baixas.

Pelo Decreto Lei nº 771, de 29 de julho de 1927, foi reservada uma área de terras considerada devoluta para patrimônio da povoação.

O Decreto Lei nº 208, de 1938, determinou que a localidade de Barra do Rio dos Bugres passasse a denominar-se Barra do Bugres. O município, com o nome de Barra do Bugres, foi criado a 31 de dezembro de 1943, através Lei Estadual nº 360-545.

Localização

Barra do Bugres está localizada a 150km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Barra do Bugres








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Barra do Bugres

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Cerrado mato-grossense – do mágico misticismo às cachoeiras de aventuras

Cerrado mato-grossense – do mágico misticismo às cachoeiras de aventuras

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional

 

Agências de viagens e turismo em Barra do Bugres