Campo Novo do Parecis



Campo Novo do Parecis foi especialmente abençoado no cenário ecológico. Com uma geografia privilegiada, sua exuberante fauna e flora, encantam aqueles que visitam o município. O potencial turístico da região favorece especialmente o esporte de aventura. Sete grandes rios de águas cristalinas, e corredeiras entre os níveis II e IV, cortam o município: Membeca, Verde, Sacre, Sangue, Papagaio, Sucuruína e Cravarí. Três deles, (o Membeca, o Sucuruína e o Sacre), nascem em Campo Novo. Nestes rios é possível praticar apnéia, mergulho autônomo, canoagem e rafting.

Neste cenário exuberante é possível praticar, ainda, cavalgadas, trilhas ecológicas e passeios de bikes pelo Cerrado do Chapadão do Parecis. Para incentivar estes esportes, fomentar a prática turística e divulgar o que Campo Novo tem de melhor, o Governo Municipal realiza competições como o Circuito de Apnéia, o Triatlo de Revezamento e a Corrida de Aventura. Nas competições é possível observar a seriedade do trabalho desenvolvido pela equipe do departamento municipal de Turismo, que busca explorar essas belezas naturais de forma sustentável, em perfeita simbiose com a natureza.

As cachoeiras de Campo Novo estão entre as mais belas do estado, tanto que a equipe do município adotou o slogan “Campo Novo do Parecis, terra das águas de Mato Grosso”. Mas a riqueza natural do município não se resume em sua hidrografia. As terras de Campo Novo estão, estratégicamente, numa área de transição entre dois importantes biomas: o Cerrado e a Floresta Amazônica. A região também integra dois, dos três ecossistemas de Mato Grosso: a Amazônia e o Pantanal.

32% do território de Campo Novo está localizado em área indígena. Graças à preservação dessa área o município é o principal pólo de estudos e pesquisas da fauna e flora típica do Cerrado Mato-grossense e de suas comunidades indígenas. Além das pesquisas, Campo Novo aposta num projeto de intercâmbio cultural único no estado, entre a comunidade indígena e não indígena.

Outro grande atrativo aos que visitam a cidade são os cenários históricos que ela possui. Margeando seus rios é possível encontrar sítios arqueológicos e cavernas com inscrições rupestres, ainda não datadas e estudadas plenamente. Formações rochosas como a Ponte de Pedra e a Cidade de Pedra revelam uma arte da natureza, trabalhada através do tempo e escondida no coração do Centro-Oeste brasileiro.

Mas as belezas naturais de Campo Novo oferecem muito mais que uma bela paisagem. A história do município está ligada diretamente com a do país. Mais especificamente com o processo de integração entre os estados brasileiros, capitaneado pelo marechal Mariano Cândido Rondon, patrono das comunicações, que em 1907 passou por estas terras para a instalação de linhas telegráficas. Com base nesse passado histórico, cuidadosamente preservado pelos camponovenses, o município pretende promover um Rally refazendo os passos do pioneiro Marechal Rondon.

Localização

Campo Novo do Parecis está a 384,5 km, por estrada e a 291 Km, por ar.

Acesso

Por terra: O acesso pode ser feito pelas rodovias MT 358 Tangará da Serra - Itamarati Norte - pavimentada; MT 170 Itamarati Norte - Campo Novo do Parecis - pavimentada; MT 235 Nova Mutum - Campo Novo do Parecis - asfalto/cascalho; BR 364 Diamantino - Itamarati Norte - Campo Novo do Parecis - asfalto/cascalho; Nova Fronteira: Campo Novo do Parecis - Sapezal - cascalho

Hotéis e Pousadas em Campo Novo do Parecis








Agências de viagens e turismo em Campo Novo do Parecis

Ademir Antônio Baggio

Rua Tito Livio
Nossa Senhora de Aparecida - (65) 0000-0000

Baggio Tur

Rua Tito Livio
Nossa Senhora de Aparecida - (65) 3382-1323

De Carli Turismo

Rua Tocantins, 311
Centro - (65) 3382-3438

Elisa Tur

Avenida Olacyr Francisco de Moraes, 2010
Centro - (65) 3382-1224

Veja todos as agências de turismo