Paranaíta

Rios que rolam sobre Pedras



A capital do Turismo de Aventura na Amazônia Mato-grossense

O município de Paranaíta (MT) surgiu em 1979 de um projeto urbano rural elaborado pela colonizadora Indeco S/A. Em 1993 a população de Paranaíta (MT) era de 13.053 habitantes, e devido a descoberta do ouro em seus domínios o município chegou a ter uma população de 35.000 habitantes. De pequeno núcleo logo se transformou em distrito de Alta Floresta (MT) e foi elevada a categoria de município no dia 13 de maio de 1986, sua extensão territorial é de 5.000 Km2.

O município esta localizado em uma região com um grande potencial turístico, possui o Sitio arqueológico da Pedra Preta, descoberto recentemente e conhecido entre os especialistas por abrigar um dos maiores painéis de pictogravuras do Mundo, grandes rios, fauna e flora diversificada.

O Rio Teles Pires que corre abundantemente pelo município é um dos maiores rios do estado do Mato Grosso e dono de uma grande diversidade de espécies de peixes, formador junto com o Rio Juruena do Rio Tapajós que forma o Amazonas. Aqui no Rio Teles Pires esta localizada uma das maiores belezas deste nosso País as corredeiras Sete Quedas lugar ainda inexplorado mais de uma beleza e biodiversidade imensa, o município de Paranaíta possui um imenso potencial para o desenvolvimento de atividades Outdoor como o Turismo de Aventura a Pesca Esportiva, Expedições pela Floresta e Rios.

Outro lugar fascinante é a Lagoa Azul uma nascente no meio da Floresta, mas de uma peculiar beleza, berçário de varias espécies da Bacia Amazônica um lugar fascinante que ajuda a formar a biodiversidade da nossa Floresta Amazônica.

A corredeira dos Andradas no Rio Teles Pires outro lugar de extrema beleza, aqui se pratica rafting, canoagem, safári fotográfico um arquipélago de Ilhas Fluviais que quem não conhece pode entrar mais sair será difícil se não estiver acompanhado de um guia nativo, também não podemos deixar de falar da fauna e da flora aqui se encontra de tudo desde as varias espécies de aves como as araras azuis, onças preta, parda e pintada, anta, capivara, porco do mato, e uma grande diversidade de espécies.

Se você gosta e se preocupa em deixar um legado para seus netos e filhos ou para a próxima geração venha desfrutar das belezas deste nosso paraíso e ajude a preservar o que esta restando de nossa Floresta Amazônica, pois um pouquinho a gente já conseguiu fazer, mas com sua ajuda certamente mais um tijolinho colocaremos nesta nossa construção que é a preservação através do desenvolvimento sustentável através do Turismo desta imensa beleza que nos cerca.

Paranaíta: Rios que rolam sobre Pedras 

Colaboração: Cassio José Dias Ferraz

Regiões Turísticas

Localização

Paraníta está localizada a 830km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia MT-206

Hotéis e Pousadas em Paranaíta








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Paranaíta

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Encantos da natureza pantaneira

Encantos da natureza pantaneira

A rota Pantanal à Amazônia apresenta ao visitante uma das regiões mais ricas do mundo em fauna e flora.

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Conheça os roteiros que foram lançados no 4º Salão Nacional do Turismo

Conheça os roteiros que foram lançados no 4º Salão Nacional do Turismo

O Salão Nacional do Turismo lançou 27 novos roteiros.