Pedra Preta



Em 1950 Noda Guenko adquiriu extensa área de terras na região da futura cidade de Pedra Preta, na época mata virgem. Guenko pretendia abrir a fazenda e vislumbrava fundar uma cidade. Contratou o patrício Jinva Konno, que veio de Lins- SP, para iniciar a execução do projeto.

O incipiente povoado passou a denominar-se Jurigue, nome indígena do rio que banha a região, formando o Vale do Jurigue. O traçado original da cidade, criado por Konno, era circular, e estava nos planos de Noda Guenko construir uma cidade moderna dotada de todo conforto à população. Foi traçado um novo projeto, com um novo nome à cidade - Alto Jurigue.

Porém, a comunidade já tinha sua preferência para denominar o lugar - Pedra Preta. É simplesmente uma referência geográfica, mas que marca realmente o sítio urbano, pois inúmeras pedras de cor preta emergem do leito de um córrego que corta a sede municipal. Os colonos, em suas idas e vindas, cruzavam permanentemente o lugar, chamando o vilarejo de Pedra Preta.

Diante do impasse toponímico juntaram-se Konno e Guenko. determinando a modificação no mapeamento do lugar. Desta feita o nome oficializado foi Pedra Preta. Uma vitória da população.

O município foi criado pela Lei n° 3.688, de 13 de maio de 1.976

Localização

Pedra Preta está localizada a 243km da capital do estado.







Hotéis e Pousadas em Pedra Preta








Agências de viagens e turismo em Pedra Preta