Porto Alegre do Norte



As origens de Porto Alegre do Norte estão ligadas às de Luciara, pois logo após o estabelecimento desta, por Lúcio Pereira da Luz, seus vaqueiros José Domiciano, Dionel e José Barela subiram o Rio Tapirapé, até chegarem ao lugar onde hoje se assenta a sede municipal de Porto Alegre do Norte. Fincaram ali seus ranchos.

O primeiro nome da localidade foi Cedrolândia, devido à grande quantidade de cedro ali encontrada. Com o passar do tempo a povoação tornou-se ponto de referência, conhecida pelo nome de Beira Rio.

Os negociantes chegavam em canoas, procedentes de Luciara, depois de cinco dias de esforço rio acima, caíam na festa após a venda de suas mercadorias. Desta forma o lugar tornava-se um porto bastante alegre, passando a ser conhecido com esta denominação, que suplantou a anterior.

A Lei nº 5.306, de 11 de Junho de 1981, criou o distrito com o nome de Porto Alegre. O município foi criado pela Lei nº 5.010, de 13 de Maio de 1986, com o nome de Porto Alegre do Norte. Foi acrescentado o termo do Norte, para distinguir o município matogrossense da capital gaúcha.

Localização

Porto Alegre do Norte está localizada a 1159km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-158

Hotéis e Pousadas em Porto Alegre do Norte








Agências de viagens e turismo em Porto Alegre do Norte

Aline Turismo

Rua Paraense 853
Setor Tapirape - (66) 3569-1555

Nasa Turismo

Rua Tocantins 306
Centro - (66) 3569-1175