Sinop



O processo de ocupação da área onde hoje está localizado a cidade de Sinop teve início no ano de 1972, quando a Colonizadora Sinop S.A. adquiriu de terceiros, aproximadamente 500 mil hectares de terra situados a 500 km de Cuiabá na BR 163 (Cuiabá-Santarém) e criou a Gleba Celeste.

Na implantação e execução do projeto, 400 homens e máquinas atravessaram, inicialmente, o rio Verde, abrindo as primeiras picadas na selva para plantar quatro cidades (Sinop, Vera, Santa Carmem e Cláudia), 1.400 quilômetros de estradas vicinais, campos experimentais, centro comunitários, escolas infra-estrutura de apoio para atender aos novos habitantes.

Brasileiros de todas as regiões do País que, num fenômeno de explosão populacional, acorreram para enfrentar os desafios de ocupação da Amazônia mato-grossense; e forjaram a "mística do Nortão".

A abertura das primeiras ruas de Sinop teve início em maio de 1972 e logo as primeiras famílias de pioneiros chegaram à cidade, naquela época, uma viagem do interior do Paraná até Sinop demorava cerca de sete dias, mas, apesar dessa grande dificuldade, o fluxo migratório na direção Oeste, que acompanhava o adentramento da fronteira agrícola no Norte de Mato Grosso foi crescendo.

O resultado não poderia ter sido outro: no dia de sua fundação, em 14 de setembro de 1974, a cidade de Sinop era um verdadeiro canteiro de obras, com mais de 20 quadras, tudo foi muito rápido, em menos de dois anos, no dia 24 de julho de 1976, o então governador José Garcia Neto assinou a Lei 3.754/76 elevando Sinop à categoria de distrito do município de Chapada dos Guimarães. Menos de quatro anos depois, no dia 17 de dezembro de 1979, o governador Frederico Campos assinou a Lei 4.156/79, que elevou Sinop à categoria de município.

Hoje, Sinop não para de crescer no ano de 74, ninguém seria capaz de imaginar que após três décadas de emancipação, Sinop contaria com uma população estimada em mais de 100 mil habitantes nesta região norte do Mato Grosso, cidade que atualmente é pólo de referência em todo nortão matogrossense, no que diz respeito à saúde, a educação, indústria, comércio, lazer e entre outras tantas áreas municipais.

Localização

Sinop está localizada a 505km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR 163 (Cuiabá-Santarém)

Hotéis e Pousadas em Sinop