Vera



VERA foi fundada em 27 de julho de 1972 e somente 14 anos depois de sua fundação, em 13 de maio de 1986 conquistou sua emancipação política. Mas tem uma história linda de colonização, de corajosos desbravadores que vieram pra um lugar desconhecido e que foi um marco na colonização do norte de Mato Grosso.

Vera foi uma das primeiras cidades a serem povoadas de uma grande extensão de terras próximas ao rio Cayabi, denominada Gleba Celeste, segundo alguns historiadores e depoimentos de pessoas que viveram aqueles anos difíceis, foi aqui que tudo começou. Antes mesmo de Sinop, Vera já existia.

E foi mais ou menos assim que tudo começou, corajosos homens e mulheres das mais diversas decendências, alemães, portugueses, japoneses, italianos, austríacos, libaneses e outros tantos já brasileiros formaram esse mix generoso de pessoas que deram origem a esse lugar chamado Vera.

De lá pra cá, foram anos de muito trabalho árduo na tentativa de ver Vera crescer e se desenvolver. Os que aqui chegaram no início de tudo plantaram café, mas a crise cafeeira no Brasil acabou com o sonho desses trabalhadores rurais que logo em seguida descobriram na madeira o seu sustento e o de suas famílias. Por muitos anos as madeireiras foram o forte da economia do município. Hoje elas ainda existem, mas a madeira já divide espaço com a agricultura, principalmente a produção de grãos como o soja, arroz e milho e além da agricultura que hoje já ocupa quase 50% da área total do município.

Localização

A distância rodoviária entre Vera e Cuiabá é de aproximadamente 480 Km







Hotéis e Pousadas em Vera








Agências de viagens e turismo em Vera