Vila Bela da Santíssima Trindade



Primeira capital de Mato Grosso, a pequena Vila Bela da Santíssima Trindade é um dos municípios com maior potencial turístico de Mato Grosso. Sua conturbada história, seu povo, sua cultura rica e belezas naturais fazem valer a pena cada um dos 540 quilômetros que a separam da segunda e atual capital do Estado, Cuiabá. Seguindo de carro ou ônibus, o trajeto segue pela BR-174 , passando por Cáceres e Pontes e Lacerda .

254 anos de história

Bem no centro de Vila Bela , estão as ruínas de uma catedral do período colonial. Ela é um símbolo da cidade e constitui o marco de uma história que começa em 1752 . Naquela época, a descoberta de riquezas minerais na região do Rio Guaporé, fez com que Portugal se apressasse em povoá-la, temendo que os vizinhos espanhóis fizessem o mesmo. Foi então criada a Capitania de Mato Grosso e sua capital instalada em 19 de março de 1752, com o nome de Vila Bela da Santíssima Trindade .

Enquanto foi capital, a cidade obteve um progresso muito grande devido aos investimentos em infra-estrutura e incentivos fiscais para os novos moradores. No entanto, as dificuldades de povoar a região (distância, doenças, falta de rotas comerciais) e o estabelecimento de um importante centro comercial em Cuiabá acabaram forçando a transferência da capital, em 1835. Como uma cidade qualquer, Vila Bela não resistiria. Os moradores abandonaram a região, deixando casas, estabelecimentos comerciais e escravos para trás. Num dos episódios mais fascinantes de toda essa história, são estes escravos abandonados que garantem a sobrevivência da cidade, constituindo no local uma comunidade negra forte, unida e fiel às suas tradições.

A "Cidade Negra"

Em Vila Bela quase não há analfabetos e muitos moradores passam dos 100 anos de idade . Até bem pouco tempo atrás, sua população era composta exclusivamente por descendentes de escravos africanos. Isso lhe garantiu o apelido de " Cidade Negra ", que, mesmo com a imigração e os casamentos interraciais, continua valendo até hoje. De acordo com o IBGE, 74% dos vilebelenses são negros ou mulatos. Um contingente que continua unido e cultivando suas tradições. Segundo moradores, o fato de Vila Bela ter sido administrada por negros desde o século passado, criou por lá gerações sem complexos de inferioridade e orgulhosa de sua cor. Talvez por isso as tradicionais festas do mês de julho (Senhor Divino, Congo e São Benedito) sejam tão concorridas. Elas representam a alegria, a fé e a perseverança de um povo que ainda hoje sofre com a discriminação e a intolerância. Um povo que também foi agraciado com belezas naturais de tirar o fôlego.

Um banho nas cascatas

Depois do roteiro histórico e cultural, a melhor pedida é mergulhar fundo nas atrações naturais que Vila Bela tem a oferecer. Seguindo 14 quilômetros de carro e mais 2 a pé, você vai encontrar duas belíssimas cascatas: Namorados (76 metros de queda) e Cachoeirinha (46 metros). Uma opção de mais difícil acesso, porém compensadora, é a cascata do Jatobá, com inacreditáveis 140 metros de queda . Vale a pena. Antes de terminar, um segredinho: se estiver se sentindo cansado, pergunte a qualquer morador onde encontrar uma garrafa de Canjinjin . Com efeitos terapêuticos (e afrodisíacos, dizem) devastadores, esta é uma bebida alcoólica preparada somente por mulheres e cuja receita é um segredo de estado. Experimente para ver.

Hospedagem e Alimentação

Hotel e Restaurante Bela Vila

Rua São Luís, SN - Centro - CEP. 78245-000
Tel:(065) 3259-1084

Hotel Guaporé

Rua Pouso Alegre, 607 - Centro - CEP. 78245-000
Tel:(065) 3259-1030

Onde Comer

Não há muitas opções. O mais indicado é se alimentar nos hotéis, que oferecem refeições à base de peixes. Os preços variam entre 5 e 7 reais por pessoa.

Regiões Turísticas

Localização

A cidade fica a 540km da capital, Cuiabá

Acesso

Por terra: DE CARRO - Seguindo pelas rodovias BR-070, BR-174 e MT-246

DE ÔNIBUS - Todos os dias, às 6h30, sai de Cuiabá um ônibus da empresa Colibri rumo à Vila Bela.
Informações: 3621-3220

Por ar: É possível também contratar uma empresa de Táxi Aéreo para fazer a viagem até Vila Bela . O trajeto dura 1 hora e meia e custa cerca de 300 reais por pessoa.







Hotéis e Pousadas em Vila Bela da Santíssima Trindade

Pousada Paço das Onças
Estrada Vila Bela/Bolivia
Pousada Paço das Onças
Estrelas: 3 estrelas
Ver fotosPousada Paço das Onças - Estrada Vila Bela/Bolivia






Agências de viagens e turismo em Vila Bela da Santíssima Trindade