Almenara



Está situado as margens do Rio Jequitinhonha, dentro da região conhecida como Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do território brasileiro.

Durante muito tempo Almenara teve a maior praia fluvial do Brasil. A poluição do Rio Jequitinhonha, causada pela extração do ouro feita com mercúrio trouxe danos imensos ao rio, diminuindo seu volume e, conseqüentemente alterando seu curso, retirou-lhe este atrativo.

A região vive essencialmente da pecuária.

É um município situado a 744 km à nordeste da capital mineira, Almenara tem suas origens históricas ligadas às expedições que cortaram a região em busca do ouro, por volta de 1727, comandas pelo bandeirante paulista Sebastião Lima do Prado. Segundo a tradição, 1811, o alferes Julião Fernandes Leão instalou, às margens do Rio Jequitinhonha, um Posto de Vigilância e Apaziguamento dos índios Guaranis. O povoado formado nas proximidades, ficou conhecido como São João da Vigia e foi elevado à categoria de distrito em 1880, pertencendo a Araçuaí e, posteriormente, a Jequitinhonha. Passa a município com denominação de Vigia. Posteriormente, recebeu a denominação de Almenara 1943), palavra do árabe que significa "fogaréu que se acende nas mouriscas" ou simplesmente "farol". Interessante denominação para um lugar que servia exatamente como posto de vigilância da rota do ouro. Cabe salientar que Almenara foi residência dos índíos Borúns, que ficou conhecida com a tribo mais quereira que já existiu, pois foi a nação indígena que mais e por maior tempo resistiu a invasão portuguesa, os portugueses só conseguiram extermina-lós com ajuda de índios inimigos, capturando as mulheres e engravidando-as, promovendo uma exterminação biologica, foram apelidados de botocudos, que na linguagem portuguesa significavam homens maus. Apesar da recente emancipação, tem apenas 67 anos de autonomia política, Almenara é uma das principais cidades do Vale do Jequitinhonha. Beneficiada por estar bem situada geograficamente, faz ser um dos principais pólos regionais. A praia de Almenara, já foi considerada uma das mais belas praias fluvias do Brasil. Hoje, com o garimpo predatório na cabeceira do Rio Jequitinhonha, suas águas estão poluídas com mercúrio, óleo, etc. Suas areias claras ficaram escuras e sujas. O Morro do Cruzeiro, que foi palco dos históricos postos de vigilância, é muito visitado por proporcionar uma bela vista e também muito usado como palco para vôos de asas deltas. Almenara possui também uma ponte arqueada pelos mais de 300 m do Rio Jequitinhonha. Em épocas de cheia do rio, algumas pessoas se aventuram em radicais saltos dos mais de 50m de altura da ponte. Almenara também possui uma Igreja Matriz de beleza exuberante e considerável, pela grandeza e arquitetura. Outra edificação interessante é um pequeno

Castelo construído na cidade. Os "causos" dali são famosos... Tem o "Bicho da Fortaleza", "O Menino do Rio", "O Bicho da Rodagem"... entre vários outros que além do conhecimento de todos permanecem na sabedoria dos caipiras e dos mais velhos. Almenara tem um artesanato rico e das suas principais atividades econômicas destacam-se a pecuária extensiva de corte e de leite e agricultura de café, milho, feijão e mandioca (de onde saí a famosa farinha almenarense). Ali ainda funciona um comércio bem tradicional que move a economia de praticamente todo o Baixo Jequitinhonha. Atualmente vem se tornando um pólo universitário, com a Presença da Universidade de Itaúna, Universidade unipac, Unimontes, Unopar, e agora esta sendo instalado um CEFET (Centro Federal Tecnologico) também visto que é a única cidade da região a possui essas instituições de nível superior. Contudo, acreditamos que a maior riqueza de nossa cidade seja as pessoas. O povo almenarense é caloroso e amigo. Essa simpatia é percebida pelos visitantes que sempre recebemos e que sempre retornam a cada oportunidade. As maiores festas ocorrem no mês de janeiro, quando se dá a "Micareta", em comemoração do aniversário da cidade, no mês de junho, festa junina comemora-se o dia de São João, padroeiro da cidade e no mês de julho, quando ocorre a já tradicional "Exposição Agropecuária".

Regiões Turísticas

Localização

Almenara está localizado a 744km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Almenara








Agências de viagens e turismo em Almenara

Albatur Agência de Viagens e Turismo Ltda

Avenida Olindo de Miranda, 604
Centro - (33) 3721-2904

Vale do Sol Agência de Viagens

Rodovia BR 367, Km 92
Cidade Nova - (33) 3721-1047

Vale Viagens

BR 367, Km 750 S/N
Cidade Nova - (33) 0000-0000

Vale Viagens

BR 367, Km 750 S/N
Cidade Nova - (33) 0000-0000