Brasília de Minas



Brasília de Minas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, famoso por sua magnifica arquitetura colonial. .É considerada a segunda cidade no Norte de Minas em quesito Saúde.

A primitiva povoação tem origem no desmembramento da freguesia de Morrinhos, a mais antiga da margem do rio São Francisco. Com o desmembramento, é criada a paróquia de Sant'Ana de Contendas. A história conta que esta denominação se deve às desavenças entre os habitantes sobre a escolha do local onde seria construída a igreja. O arraial de Contendas é elevado a vila em 1890. Em 1901, passa a ser chamada Vila de Brasília e, em 1923, tem o nome reduzido para Brasília. Com a transferência da Capital da República para o Planalto Central, a cidade cedeu gentilmente seu nome para a futura capital, em um acordo político entre o presidente Dr. Juscelino Kubitschek e o então prefeito de Brasília de Minas, Dr. Cassiano, que gerou uma leve mudança no nome da cidade, enquanto a capital federal assumida desde então o nome Brasília. Para não abrir mão totalmente de seu nome, decidiu-se, em 1962, apenas acrescentar ao cedido nome, o adjunto "de Minas", sendo a partir de então conhecida por Brasíliade Minas. Para cumprimento de tal acordo foi informado em documento assinado pelo presidente Juscelino e Oscar Niemeyer a construção de uma estrada que ligaria Brasília de MInas a Brasília e esta receberia o nome de a Estrada da Integração, no mesmo documento informava também que o mesmo nível de reconhecimento de uma ia ser compatível com a outra.

Interessante a divulgação disso, já que na série JK da Rede Globo, foi divulgado a informação que o nome Brasília foi uma invenção sugestiva do então presidente, o que não é verdade. E de nada foi mostrado a importância histórica e cultural de nossa sempre capital Brasilinha.

Um dos principais atrativos turísticos do município é a barragem de São Lourenço, muito profunda e seguida de cachoeiras e corredeiras, muito propícias para a prática de esportes radicais, como canoagem, rafting, rapel, dentre outros, e ela está localizada no distrito de Fernão Dias.

Localização

Brasília de Minas fica a 520km da capital, Belo Horizonte

Acesso

Por terra: O acesso pode ser feito através das rodovias MG-202 e MG-145







Hotéis e Pousadas em Brasília de Minas








Agências de viagens e turismo em Brasília de Minas