Carangola



Carangola é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.Conhecida como Princesinha da Zona da Mata,Carangola é referência em todo o estado devido sua excelente estrutura de prestação de serviços.Com uma população regional de mais de 160 mil habitantes, Carangola representa nessa região um pólo significativo que lidera, econômica e culturalmente, um grande número de municípios.

O município está inserido em alguns circuitos turísticos como o Minas-Rio, e o do Pico da Bandeira. Além disso, conta com uma rota de caminhada, que explora as belezas naturais da cidade, chamada de Caminho da Luz. O município conta com o curso de turismo da FAVALE/UEMG para a melhoria da exploração de seu potencial turístico.

Passando pela cidade vale uma parada para espiar em alguns pontos como o complexo de casarões da Praça Coronel Maximiniano composto pelas palmeiras centenárias, os prédios do Fórum, dos Correios, a Igreja Matriz de Santa Luzia, e outros casarões localizados no enterno da praça, além do Chafariz e do Coreto.

A rua Pedro de Oliveira também abriga riquezas histórias como o prédio do Hotel Central, que na época do Brasil Império, serviu de hospedagem para a comitiva do imperador. Outros prédios de destaque são o da Associação Comercial e Industrial, o Prédio do Banco Bradesco, que apesar de ter sofrido descaracterização na parte de baixo, a andar superior merece atenção especial e ainda o entre outros o prédio do Arquivo Público e Museu Municipal.

No passado a rua Antonio Marques foi uma área industrial onde além de abrigar empresas como a Barbosa e Marques, mantém viva construções como a da primeira estação do trem, que serve nos dias atuais como ponto de referência para artesanato local. O prédio da atual rodoviária Municipal que no passado também foi estação do trem, é de beleza ímpar, mas sofre com o descaso do poder público municipal. Cercado de camelôs que não satisfeitos em armar as barracas no enterno, o que faveliza o local, além principalmente dos muitos bebados e moradores de rua que usam o local como casa durante a noite. Nada que ofereça risco pelo menos por enquanto.

Para quem curte aventura, escalar o morro do Cruzeiro ou da Torre é um bom programa. A subida pode parecer desanimadora, mas o resultado é fantastico. Além é claro da Pedras de São Bento e Barroso, cercada com sua belezas naturais e da Pedra das Caveiras com suas lendas. As cachoeiras que cercam a cidade também se tornam bons convites, algumas como a do Bambu Amarelo esta localida a poucos metros do centro da cidade, vale uma caminhada em meio a natureza.

Da época dos barões do Café, muitas fazendas se mantém em perfeita conservação, mas se tiver com tempo curto, na área urbana ainda resta um imponente casarão que representa bem o período. Localizado na Rua Santos Dumont, no bairro Rosário, o lugar ajuda a contruir uma concepçao do que foi o tempo áuro do café na cidade. Também não podem ficar fora do roteiro, os prédios da Escola Normal, administrada pelas Irmãs Servitas e o da Favale/UENG, ambos localizados no bairro Santa Emília, onde também encotram-se o Estádio Municpal e Quartel do Tiro de Guerra. Por fim a vista pode chegar até o orquidário, no bairro Floresta.

Para conferir todas as belezas de Carangola, vale pedir os reteiros a Secretária de Turismo.

Regiões Turísticas

Localização

Carangola está localizada a 360km da capital do estado.

Acesso

Por terra: Carangola é cortada pelas rodovias MG 111, MG 265, BR 482, e interligada à BR 116 pela BR 482.







Hotéis e Pousadas em Carangola








Agências de viagens e turismo em Carangola