Carmo do Paranaíba



A economia do município está diretamente ligada às atividades agropecuárias, que constituem seu setor mais dinâmico. A agricultura é a principal fonte de renda do município, com a exploração do Cerrado para o plantio de café.Com uma população de aproximadamente 32.000 habitantes o comércio ainda é pouco desenvolvido.

Desde a colonização da região até o início da década de 70 a economia do município de Carmo do Paranaíba foi caracterizada basicamente pela agricultura de subsistência, com um reduzido volume produção excedente sendo comercializado com outras regiões, além de uma pecuária extensiva em regime convencional de manejo, com pouca tecnologia e restrita basicamente a bovinos e suínos, além de eqüinos e muares que eram usados como meio de transporte e no trabalho das áreas rurais. A produção da atividade pecuária impulsionava um comércio um pouco mais relevante e, numa primeira fase, comercializava queijos artesanais e banha de porco que eram transportados por meios precários até os centros maiores. Mais recentemente, além dos queijos, cuja qualidade veio se aprimorando com novas tecnologias e com novas metodologias sanitárias, a região passou a comercializar também um significativo volume de leite in natura, além de ampliar e diversificar o rebanho de corte, incluindo principalmente o frango de granja.

Contudo, foi somente no início dos anos 70 que a economia da cidade obteve maior impulso desenvolvimentista devido, especialmente, a dois fatores: primeiro, a construção da BR-381 que pavimentou a interligação da cidade à capital e, no outro sentido, à região oeste do Estado, com saída para o Triângulo Mineiro e São Paulo. Essa importante via de tráfego permitiu o escoamento da produção e a chegada de bens de capital, motivando e viabilizando investimentos na região. O segundo fator foi o aporte tecnológico e empreendedor induzidos como consequência da instalação na região de duas grandes cooperativas agrícolas, a Cotia e a Sul-Brasil. Essas organizações, além do efeito demonstração que motivou tanto produtores locais quanto investidores de fora, evidenciando a qualidade produtiva do cerrado, também disseminaram novas técnicas de produção e de gestão de negócios. A partir do final dos anos 80 e, especialmente na década de 90, a economia local se consolidou com altos níveis de produtividade, tanto na agricultura quanto na pecuária de leite e de corte. A produção agrícola passou a adotar tecnologias de ponta em alta escala e grandes empresas de agronegócio foram constituídas em razão desse avanço, sobretudo no ramo cafeeiro, que fez da região um centro de excelência mundialmente conhecido, tanto pela produtividade quanto pela qualidade excepcional, qualificando a produção de algumas fazendas da região entre os melhores cafés do mundo.

Principais pontos turísticos:

* Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo

* Igreja do Rosário

* Igreja Santa Cruz

* Lagoa/Santuário de Madre Paulina

* Barnabee

* Ponte de Terra Tenis Clube

Principais eventos

* Aniversário da cidade: 4 de outubro

* Festa de Peão: Agosto

* Desfile Civico

* Baile do Hawaii outubro

* Luau Março ou Abril

Regiões Turísticas

Localização

Carmo do Paranaíba está localizado a 362km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia BR-381

Hotéis e Pousadas em Carmo do Paranaíba








Agências de viagens e turismo em Carmo do Paranaíba

Costa Tour Ltda

Avenida Doutor Aristides de Melo, 241
Centro - (34) 3851-5700

Millenium Viagens e Turismo Ltda

Rua Franklin Mendonça, 12 Sala 104
Centro - (34) 3851-3332

Vinhaltur Aereo

Rua Manoel de Oliveira Godim, 1455
Amazonas - (34) 3851-5210

Vinhaltur Aereo

Rua Manoel de Oliveira Godim, 1455
Amazonas - (34) 3851-5210