Coronel Fabriciano



A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico preparou um roteiro para os visitantes que querem conhecer um pouco da história e cultura da cidade.

1) Tour a pé na Região Central: iniciando pelo Terminal Rodoviário (Praça da Estação), partindo em direção a Igreja Matriz. Até o final do percurso são gastos 50 minutos aproximadamente.

  • Igreja Matriz de São Sebastião - Localizada no Centro do município (rua Dr. Querubino, 343). Tem capacidade para 200 pessoas é uma das primeiras construções de Fabriciano em estilo eclético. Pode ser contemplada em vários pontos da cidade, possuindo em seu interior um sino e imagens relevantes a serem apreciadas. Visitas devem ser marcadas na paróquia São Sebastião, através no telefone 3841-2733.

Interior da Igreja Bom Pastor, no Melo Viana.

  • Catedral de São Sebastião - Localizada na rua São Sebastião, no bairro Santa Helena, próximo ao Centro. Arquitetura ímpar, um dos principais símbolos da cidade, com capacidade para 1200 pessoas. Arquitetura inspirada em estilo oriental, com linha arrojada e ornamentos religiosos em seu interior. Abriga ainda uma miniatura da Estação Memória. Visitas também devem ser marcadas na paróquia São Sebastião, através no telefone 3841-2733.

Colégio Angélica.

  • Colégio Angélica - Localizada na rua Maria Matos, região central próxima aos comércios. Um dos símbolos da cidade, fundado em 1950, foi erguido em dois pavimentos. Mantendo a fachada original, a porta possui detalhes em relevo, abrigando ainda imagens de Nossa Senhora do Carmo. Todos os anos, em dezembro, é realizada em seus jardins a tradicional Cantata de Natal. As visitas devem ser marcadas através do telefone 3841-1995.

City Tour Religioso Norte: a partir da Igreja do Bom Pastor, incluindo Recanto, Santuário e Mosteiro, em torno de 01h30 de carro.

Mosaico da Igreja Bom Pastor.

  • Igreja do Bom Pastor - Localizada na Rua Paquetá, apresenta um belíssimo mosaico situado na fachada da Igreja.
  • Santuário Nossa Senhora da Piedade - Localizado no bairro Córrego Alto. Área onde ocorre vários eventos religiosos (a 7 Km do Centro). Com vista ímpar da área urbana, é possível

Mosteiro Nossa Senhora da Piedade.
apreciar os trabalhos artesanais de Aloísio, representados em diversas e belas esculturas religiosas. E, ainda, caminhar por trilhas, deparando-se com belas quedas d?água.

  • Mosteiro das Carmelitas (Mosteiro Carmelo da Santíssima Trindade) - Localizado na rua Taguará, no bairro Contente (a 9 Km do Centro). No local, são realizadas missas, celebrações especiais e eventos com capacidade até para 300 pessoas.

Grande potencial para o Ecoturismo, Turismo Cultural e Religioso. A visita deve ser marcada pelos telefones 3846-2518/3846-2513. Todos os domingos, após a celebração, é possível comprar verduras e legumes orgânicos produzidos no próprio Carmelo.

  • Santuário Recanto das Mangueiras - Localizado no bairro Caladão (a 7km do Centro). Com um ambiente arborizado, é uma área onde ocorrem vários eventos religiosos. Local propício para retiros e encontros religiosos. Contato pelo telefone 3846-1124.

Outras Sugestões em Meio Urbano
Uma boa opção de lazer é a Feiracel (Feira de Artesanato de Coronel Fabriciano), que acontece todos os sábados, a partir das 16h, na Praça da Bíblia (final da Magalhães Pinto), e aos domingos, a partir das 9h, na Praça da Estação, no Centro. Lugar ideal para degustar um tira-gosto, bater papo com os amigos, comprar um autêntico artesanato, enquanto os filhos brincam no playground.

Trilha da Biquinha
Para quem não quer pegar nem um quilômetro de estrada de chão, mas quer ter o contato com a natureza e cuidar da saúde ao mesmo tempo, a opção é uma caminhada ou passeio de bicicleta nas Trilhas da Biquinha.

Com entrada próximo ao Distrito Industrial, no bairro Belvedere, é aconselhável fazer as trilhas de fácil acesso na parte da manhã, sempre acompanhado, como sugere a ONG Amigos da Biquinha, que realiza um belo trabalho de conservação e educação ambiental na região.

Serra dos Cocais: saindo bem cedo, a visita é iniciada pela Cachoeira do Macarrão e termina no Escorregador do Cocais.

  • Cachoeira do Macarrão - Pode ser observada após uma pequena e leve trilha, que nos revela, ainda, após a subida de seus ?Três tombos?, as ruínas da 1ª hidroelétrica da região (trilha com duração de, aproximadamente, 40 minutos).

Com trechos escorregadios, proporciona aventura e adrenalina aos visitantes, podendo ser combinado com um lanche ou café da roça no ponto de apoio.

Mirante Ver-a-Cruz

  • Mirantes - Subindo a estrada de chão, após visita à Cachoeira do Macarrão, apenas a 2,3km de estrada, nos deparamos com o belo Mirante da Pedra dos Cem homens. Com uma estrutura ideal para contemplar a bela paisagem da Serra dos Cocais.

Um pouco mais acima, bem no alto da Serra, temos o privilégio de avistar as três cidades do Vale do Aço. Ótimo para apreciar a natureza no Mirante Ver-a-Cruz, sua flora e fauna, através dos mirantes naturais existentes. Uma parada de 30 minutos é suficiente para realizar fotos dignas de cartão postal, após uma caminhada de 700m.

Poços da "Porteirinha de Ferro"

  • Poços da "Porteirinha de Ferro" - Localizados, aproximadamente, a 3,5km de São José dos Cocais e distante a 1,5km da Torre da Cenibra. A natureza formou diversos poços de águas límpidos, que podem ser utilizados como hidromassagens naturais. Pesquisas recentes confirmam ser a água mais limpa e pura da Serra dos Cocais.
  • Cachoeira da Limeira ou Vista Superior - Localizada a 1km de São José dos Cocais e a 3km do Poço. É possível banhar-se em suas gélidas águas em dias de sol ou, ainda, pode-se ter uma vista do alto de sua queda.

É preciso estar acompanhado de condutores especializados na região. Com autorização e o acompanhamento de profissionais qualificados é possível também praticar o rapel e o cascading.

  • Torre da Cenibra / Ipanema - Localizada a, aproximadamente, 3,5km de São José dos Cocais. Mirante natural, dotado de uma torre de observação da Cenibra, para monitorar a região. Dela é possível ter uma vista completa da Serra dos Cocais. O tempo médio para realizar esse passeio é de 30 minutos.

Escorregador do Cocais.

  • Cachoeira Escorregador do Cocais - Após essas visitas, é possível visitar a Cachoeira do Escorregador, a 4 km de distância da Cachoeira da Limeira. No local, podem ser realizadas atividades recreativass: o escorregador natural desemboca em um poço cristalino.

Serra dos Cocais: trilhas da Pedra Dois Irmãos até os povoados de Santa Vitória e São José dos Cocais.

  • Trilha da Pedra Dois Irmãos - O seu início é localizado na região denominada

Pedra Dois Irmãos.
de ?Mandioca Assada?, a 3km do Bairro Caladão, subindo a serra. Trilha de médio a alto grau de dificuldade, com 6 horas de duração. Não aconselhável para grupos com mais de dez pessoas.

Na Pedra Dois Irmãos, é ideal fazer um lanche leve, porém, reforçado. A trilha também passa pelo Pico do Cruzeiro, que é avistado através do Mirante Ver-a-Cruz, justificando o nome. Essa aventura, praticada de forma segura, é recompensada ao final quando nos deslumbramos com uma bela paisagem.

O retorno é realizado por um trecho de mata atlântica preservada. A chegada é feita em um sítio da região, podendo ser combinado um almoço da roça no fogão a lenha, com possibilidade de música caipira ao vivo.

Trilha do Cachoeirão.

  • Trilha dos Tropeiros (Cachoeirão) - Localizada no povoado de Santa Vitória dos Cocais, a trilha, com grau de dificuldade médio, possui acesso de carro até o seu início, na porteira do Bide. A duração é de 3 a 4 horas, podendo também ser combinado um lanche ou café da roça com os proprietários locais.

A visita deve ser realizada com condutores locais, mas o esforço é compensador: o estrondo da queda de 400 metros de desnível e o frescor da ?névoa? causada pela força do Cachoeirão. No retorno, pode-se visitar alguns sítios e fazendas da região, degustando o sabor da culinária mineira.

Igreja São José dos Cocais.

Igreja de São José dos Cocais: patrimônio histórico.

  • Povoados de Santa Vitória e São José dos Cocais - Ao final dos roteiros, os visitantes podem comprar produtos rurais, quitandas e artesanatos nos povoados.

Há também as igrejas tombadas pelo patrimônio histórico municipal e a riqueza cultura de manifestações como o Grupo de Marujos do Cocais e do Batuque. Os povoados estão localizados em meio as montanhas de até 1150 metros de altitude.

Outras Sugestões em Meio Rural

Pôr-do-sol na Serra.
Pôr do sol no Mirante do Cachoeirão e o nascer do sol na Pedra Dois Irmãos: sempre faça as trilhas e roteiros em áreas naturais com condutores credenciados. No caso das trilhas e passeios em propriedades particulares, os próprios condutores pedem a autorização e combinam o café da roça com os proprietários.

Além disto, é sempre recomendável seguir as dicas do manual de para prática do Ecoturismo.

Passeios Off-road: para quem gosta de emoção e aventura, o passeio por trilhas em carros off-road (fora de estrada) é uma outra opção para conhecer a Serra dos Cocais. Contato: Yran do Jeep Clube (9818-7097).

Localização

Coronel Fabriciano está localizada a 198Km da capital do estado.

Acesso

Por terra: O município é servido por três rodovias federais: BR-425 (Timóteo a BR-262); BR-458 (Ipatinga a BR-116); BR-381 (Belo Horizonte a Governador Valadares) e pela estrada de ferro Vitória-Minas (EFVM).

Hotéis e Pousadas em Coronel Fabriciano

Agências de viagens e turismo em Coronel Fabriciano

All Tour Agência de Viagens e Turismo

Rua José Cornélio, 34 Loja 03
Centro - (31) 3841-2924

Fabriciano Turismo Ltda

Praça Salgado Filho, 124
Centro - (31) 3841-2001

Nilsinho Turismo Ltda

Avenida Governador José de Magalhães Pinto, 474 / Loja 95
Giovannini - (31) 3841-7436

Nilsinho Turismo Ltda

Avenida Governador José de Magalhães Pinto, 474 / Loja 95
Giovannini - (31) 3841-7436