Esmeraldas



Emancipada em setembro de 1901, Esmeraldas é parte da intrigante história bandeirante do Brasil. Integrada ao circuito Verde Trilha dos Bandeirantes - cidades marcadas pela passagem das bandeiras – sua história inicia-se no século XVII, quando o desbravador Fernão Dias Paes Leme acalentava seu grande sonho: descobrir pedras preciosas. Surgida às margens do caminho que ligava Pitangui à Sabará - o primeiro nome da cidade foi em homenagem à Santa Quitéria - em razão do terreno cedido pelo fazendeiro Antônio Barbosa Leão, no ano de 1735, para a construção da capela.

Com um clima ameno e uma bela paisagem panorâmica, em seu entorno surgiram as primeiras casas, iniciando-se as sementes de uma comunidade. Aos poucos, o povoado transformaria em centro de vida civil, religiosa, social e econômica.

Mais de um século depois de sua fundação, em decreto imperial assinado pelo regente Feijó, criou-se a freguesia de Santa Quitéria, no dia 14 de julho de 1832. Em 1901, criou-se o município de Santa Quitéria, desmembrando-se de Sabará, composto àquela época por quatro distritos: o da Vila Santa Quitéria (sede do município) e os de Capela Nova do Betim, Contagem das Abóboras e Vargem da Pantana (Ibirité). Pouco tempo depois, no dia 30 de agosto de 1911, os distritos de Contagem e Vargem de Pantana desmembraram-se do município de Santa Quitéria e passaram a compor o novo município de Contagem. Por conseguinte, Santa Quitéria ficou composta por dois distritos: o da sede de Santa Quitéria e o de Capela Nova Betim.

Em razão das mudanças territoriais, em 1943, o município de Santa Quitéria passou a se chamar Esmeraldas, por força do Decreto Lei nº 1.058 daquele ano, quando o território municipal ficou composto dos distritos da sede (Esmeraldas, ex-Santa Quitéria), Andiroba (ex-Buriti) e Melo Viana (ex-Palmital).

Promulgada pela Lei Orgânica em 18 de março de 1990, institui-se 16 de setembro o dia do Município.

Localização

Esmeraldas está localizada a 60km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR-040 (Belo Horizonte – Brasília) e as estaduais MG060 e MG432, MG808.







Hotéis e Pousadas em Esmeraldas

Quatro Estacoes Pesqueiro e Hotel Fazenda
Vilarejo Urucuia, s/n
Quatro Estacoes Pesqueiro e Hotel Fazenda
A partir de: R$ 420,00
Ver fotosQuatro Estacoes Pesqueiro e Hotel Fazenda - Vilarejo Urucuia, s/n
Preços e Reservas Online
Reserva Online Quatro Estacoes Pesqueiro e Hotel Fazenda no Booking
Parque do Avestruz Hotel Fazenda
Rodovia Deputado Lucio Souza Cruz, sn - Bairro Campo Alegre
Parque do Avestruz Hotel Fazenda
Parque do Avestruz Hotel Fazenda - Rodovia Deputado Lucio Souza Cruz, sn - Bairro Campo Alegre






Agências de viagens e turismo em Esmeraldas