Guapé



O município é localizado no Sul de Minas e é banhada pelo Lago de Furnas. Sua história se divide em duas partes: Antes e Depois das Águas de Furnas, devido a sua inundação na década de 60 para construção de uma usina hidrelétrica.

O forte potencial turístico de Guapé vem fazendo desta uma opção rentável e lucrativa aos guapeenses, fortalecendo a economia local. A cidade que guarda historia e lugares deslumbrantes vem atraindo um grande número de turistas a cada ano.

Lago de Furnas

O lago que hoje rodeia a cidade proporciona uma vista bastante agradável e um clima ameno. A pratica de esportes náuticos, turismo, pesca (autorizada) é frequente, principalmente em tempos quentes. O lago é um convite para banhistas e para passeios de lancha, barcos. Alguns acessos há cidade é feito através de balsas, o que faz da viagem a Guapé se tornar emocionante desde o inicio.

A pratica esportes radicais como o rapel e voo livre no município se tornou frequente, onde foi realizado em 2007 o primeiro Campeonato Brasileiro de Acrobacias, o 1º Brasilacro de Parapente onde reuniram pilotos de varias partes do Brasil e da América do Sul.

Rede hoteleira

O município oferece uma ótima e conceituada estrutura hoteleira com belas pousadas e hotéis as margens do lago. Sem falar da tradicional comida mineira que é servida nos restaurantes da cidade.

Ecoturismo

O ecoturismo é uma das grandes atrações, com trilhas, riachos, cachoeiras e a própria mata nativa que preserva a fauna e a flora de nossa região.

Principais Cachoeiras

As principais cachoeiras e riachos são Cachoeira do Paredão, Cachoeira do Inferno, Cachoeira do Macuco, Cachoeira do Garimpo, Cachoeira do Capão Quente, Cachoeira da Água Limpa, Cachoeira do Moinho, Cachoeira do Lobo, da Volta Grande, dentre outras.

Parque Ecológico do Paredão

Formado em uma fenda entre serras, o parque é um dos principais pontos turísticos da cidade, oferecendo ao turista além de uma vista privilegiada da formação rochosa do local, três belas cachoeiras, além de vários locais para banho ao meio de muito verde e beleza.

Para que gosta de aventura, o parque oferece opção de trilhas ecológicas, rapel e escalada. No local há uma estrutura montada para bem receber o turista com serviço de restaurante, banheiros, e área fechada para camping e estacionamento.

Nos fins de semana de forte calor, principalmente nas festas de fim de ano, janeiro e carnaval, o parque recebe vários turistas que vem atrás de beleza e agitação.

Ipê Campestre Clube de Guapé

Situado as margens do lago, o clube foi criado pelos próprios guapeenses, é um dos mais bem conceituados clubes de Minas Gerais. Com piscinas, quadras, academia, bares, campos de futebol, parques infantis e quiosques as margens do lago, o clube oferece a seus sócios e visitantes uma ótima estrutura de lazer para se passar o dia bem a vontade, desfrutando da belas vistas e das águas do lago de Furnas. Bailes como Brega, Havaí, Carnaipê, Country e Reveillon são sucesso garantido na noite guapeense.

Carnaval

O carnaval em Guapé se destaca na região como sendo um dos mais agitados e dos que recebem maior número de turistas. A agitação acontece a noite na praça e durante todo o dia no Parque Ecológico do Paredão e no Lago de Furnas.

Grupos folclóricos

A cidade mantém sua tradição folclórica ativa, com apresentação de grupos de Congo, Moçambique e Folia de Reis.

Tradições Religiosas

Desde os primórdios do município, a Fé em Deus tem marcado a historia da cidade.

São Francisco de Assis

Padroeiro de da cidade, São Francisco de Assis ganhou sua primeira capela na região em 1825 após uma promessa de Dona Esméria para que parasse uma pequeno tremor de terra que ocorreu naquela época na região.

Anos mais tarde, na época que Guapé foi inundado, um fato mercante foi o transporte da imagem da antiga igreja para a nova, onde a imagem de São Francisco, sem que ninguém percebesse, foi transportada de costas, com sua frente voltada para a cidade que seria submerça. O fato ficou conhecido como a despedida de São Francisca a antiga cidade.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

No distrito de Aparecida do Sul, que também é apelidada de Jacutinga, foi instalada na igreja local um Santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida. A festa da Jacutinga, como é conhecida é a maior manifestação religiosa da cidade, que ocorre no dia 15 de agosto (dia da Ascensão de Nossa Senhora). A festa atrai fieis de varias partes que vem manifestar sua devoção. Uma das principais formas de manifesto de fé é a caminhada de aproximadamente 21 km entre Guapé e o distrito de Aparecida do Sul.

Divino Pai Eterno

Em junho de 2008, um devoto consegui uma replica da imagem do Divino Pai Eterno na Basílica de Trindade - GO e a doou para a paróquia de Guapé. Por alguns meses a imagem ficou exposta na igreja junto com outras. Com a influencia das transmissões de novenas e missas da Basílica de Trindade - GO, fiéis da cidade admirados com a imagem, propôs ao padre da Guapé que fosse realizadas missas em homenagem ao Divino Pai Eterno. Assim começou uma grande corrente, a imagem saiu da igreja e passou a percorrer as casas dos fiéis, e todas as quartas-feiras, a imagem vai para uma casa diferente onde é celebrada a santa missa em louvor ao Divino Pai Eterno.

Regiões Turísticas

Localização

Guapé está localizada a 293km da capital do estado.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através da rodovia MG-170







Hotéis e Pousadas em Guapé








Agências de viagens e turismo em Guapé