Guiricema



No início do século XIX, José de Lucas Pereira dos Santos, desbravador português, com título militar de Furriel, visitando esa região, deliberou nela instalar-se com seus familiares e escravos, tal fertilidade do solo. Habitavam nessa região as tribos de índios coroados, coropós e pouris. Consta que Furriel José de Lucas foi catequizando os índios e ensinou-lhes as primeiras letras. Mais tarde, construiu uma capela que serviu de marco inicial do povoado.

Guiricema tem se desenvolvido bastante. No aspecto cultural possui uma biblioteca pública municipal. Conta também com a Sociedade Musical Amantes da Lira. E no social temos dois clubes de lazer: Pais & Filhos e Indaiá Clube. Bares com apresentação de música ao vivo e diversos pontos turísticos entre eles Hotel Fazenda São Domingos e a Santa Montanha.

Festas religiosas destacando a Festa da padroeira Nossa Senhora da Encarnação, em agosto, Guirisamba, Exposição Agropecuária e festas nos distritos e povoados, como a festa da Cebola, em Tuiutinha, no mês de Outubro; a festa do tomate, em Vilas Boas, no mês de Julho; e a festa do Tijolo e da telha, no Cruzeiro, também no mês de julho. Em guiricema existe um lugar denominado Santa Montanha, aonde é um povoado extremamente religioso, seguindo o catolicismo. lá há convento, e a primeira missa de cada mês é realizada em Latim, e de costa para o público, exatamente como antigamente. Há o Hotel Fazenda são domingos, que é um local para lazer e descanço, de iniciativa privada. Em sua extenção territorial, Guiricema conta diversar cachoeiras, que definitamente são um belo atrativo a um público em geral.

Regiões Turísticas

Localização

Localizada a 285km da capital. Faz limite com Visconde do Rio Branco,Ervália,São Sebastião da Vargem Alegre,Miraí,Guidoval.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR-120 e MG-447







Hotéis e Pousadas em Guiricema








Agências de viagens e turismo em Guiricema