Acelerador de Viagens

Itabirito



Foi no século XVIII, entre 1706 e 1709, que o Capitão-Mor Francisco Homem Del Rey e o piloto da Nau Nossa Senhora da Boa Viagem, Luiz de Figueiredo Monterroyo chegaram na região em busca de ouro. A partir de 1752, já na condição de Distrito Colonial de Vila Rica, recebeu o nome de Itabira do Campo, que o identificou até o ano de 1923, quando emancipou-se politicamente em 7 de setembro, com o nome de Itabirito, originário do Tupi, que significa "pedra que risca vermelho", nome este que denomina um minério de ferro abundante na região.

O fato de a cidade se localizar exatamente entre Ouro Preto e o antigo Curral Del Rey, local escolhido para se tornar a nova capital de Minas Gerais, tornou a cidade um ponto estratégico de parada dos tropeiros que transitavam pelas montanhas entre as duas localidades.

No final do século XVII, as descobertas de ouro nas imediações de Sabará e Ouro Preto provocaram um grande deslocamento de pessoas para a região central de Minas Gerais. Colonos e imigrantes de vários lugares começaram a povoar as terras que, em pouco tempo, transformaram-se em arraiais, freguesias e vilas.

Os povoamentos iniciais na Sede e nos distritos de Itabirito (Acuruí, São Gonçalo do Bação e São Gonçalo do Monte) são contemporâneos às primeiras explorações auríferas em Minas. Durante esse período destacam-se: a presença do Distrito de Acuruí (antigo Rio das Pedras) em um dos braços da Estrada Real, ligando Sabará a Ouro preto; o Pico de Itabirito como marco geográfico para os deslocamentos das expedições pelo Rio das Velhas; e a edificação de grande parte dos antigos templos religiosos de Itabirito.

As atividades de mineração do ouro na Sede e em Acuruí continuaram ativas e influenciaram a economia regional até meados do século XIX, apesar dos sinais de esgotamento de boa parte das jazidas em Minas Gerais. Conectadas às atividades comerciais, agrícolas e pecuárias as extrações auríferas ajudaram a minimizar os efeitos da crise mineratória nessas localidades. No entanto, a partir de 1845, as evidências de diminuição dos rendimentos das lavras e faiscações e o desabamento da Mina de Cata Branca (a principal da região) começaram a provocar um expressivo desaquecimento econômico que refletiu-se na vida social e cultural da população local.

Esse cenário arrastou-se até a década de 1880, quando as instalações dos trilhos da Estrada de Ferro Dom Pedro II, a abertura de empresas nos ramos da siderurgia, quando foi criado a Usina da Esperança em 1888, iniciando sua produção em 1891, constituindo a pioneira do ramo siderúrgico na América Latina, empresas de tecidos e couro e o crescimento da população passaram a modificar a feição da Sede de Itabirito (antiga freguesia de Itabira do Campo). Aos poucos, a antiga paisagem colonial começou a ser substituída pela paisagem industrial. Esse desenvolvimento tornou-se a base de sustentação para os desejos de emancipação municipal, realizada em 7 de setembro de 1923.

Itabirito está inserida na região do Quadrilátero Ferrífero e abriga importante atividade de exploração de minério, além de outros ramos dinâmicos nos setores da indústria e de serviços. Atualmente, o município desenvolve-se buscando equilibrar as necessidades do presente e a valorização do seu patrimônio cultural, referência importante sobre as histórias que antecederam ou acompanharam a formação de Itabirito. Estamos construindo uma visão que entende a importância da memória, do passado, nas projeções do presente e do futuro.

Julifest

A gastronomia e a famosa forma acolhedora de receber dos mineiros atraem turistas de todos os estados do Brasil. Em Itabirito, não é diferente. A cidade reúne ingredientes de qualidade em uma receita de sucesso com a tradicional Julifest, que todos os anos acontece na segunda semana do mês de Julho, na Praça dos Inconfidentes. São quatro dias de evento com o melhor da música popular brasileira, infraestrutura e segurança completas, muita gente bonita e quitutes de dar água na boca. As barracas, que retratam as construções típicas da zona rural, são construídas pelos próprios moradores e oferecem várias delícias da culinária itabiritense como, por exemplo, o famoso pastel de angu que é o prato típico da cidade. Outras delícias como frango ao molho pardo, feijão tropeiro, caldos, vinho quente, pinga com mel, quentão, canjica, doces, umbigo de banana com angu e carne, podem ser encontradas durante os quatro dias de festa.

Regiões Turísticas

Localização

Itabirito está localizada a 55km da capital do estado.

Acesso

Por terra: O município é cortado pela Rodovia dos Inconfidentes rodovia esta de facil acesso, porem deve-se tomar muito cuidado, pois a estrada possui muitas curvas, situando-se à meia distância entre Ouro Preto (48 km) e Belo Horizonte (55 km).

Notícias, Reportagens e Artigos sobre Itabirito

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Primeiro trecho da Trilha Real é inaugurado em Itabirito

Primeiro trecho da Trilha Real é inaugurado em Itabirito

O percurso inicial margeia o rio das Velhas, atravessa matas de galeria, em uma altitude próxima a mil metros e proporciona uma bela vista da Serra do Capanema

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Museu das Reduções é opção de turismo pedagógico

Museu das Reduções é opção de turismo pedagógico

Instituição conta com uma das modalidades mais recentes de turismo no Brasil

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Minas Gerais faz pré-lançamento do primeiro trecho da Trilha Real

Na Trilha Real, o viajante poderá percorrer o trecho com segurança e tranquilidade, sem a obrigatoriedade de acompanhamento de guia especializado

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Carnaval agita o Circuito do Ouro em Minas Gerais

Carnaval agita o Circuito do Ouro em Minas Gerais

Cidades mineiras preparam programação que atrai turistas do Brasil e do mundo

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Ecoturismo e turismo de aventura no Circuito do Ouro são boas opções de viagem nessas férias

Ecoturismo e turismo de aventura no Circuito do Ouro são boas opções de viagem nessas férias

Municípios oferecem atrativos para todas as idades

Notícias > Turismo > Turismo nacional

Já é Natal nas cidades do Circuito do Ouro/MG

Já é Natal nas cidades do Circuito do Ouro/MG

Cidades mineiras estão enfeitadas para as festas de fim de ano

Hotéis e Pousadas em Itabirito

Agências de viagens e turismo em Itabirito

Terrazul Viagens e Turismo

Terrazul Viagens e Turismo

Centro - Itabirito/MG

 

Agência Millenium

Rua Matozinhos, 293
Matozinhos - (31) 0000-0000

Santa Martha Turismo

Rua Araújo Lima 23 Loja 4
Centro - (31) 3561-2877

Veja todos as agências de turismo