Itambé do Mato Dentro



Pedras, montanhas, florestas, rios de corredeiras e cachoeiras, cavernas e sítios arqueológicos compõem o cenário natural onde se localiza o município de Itambé do Mato Dentro. Encravada no alto da Serra do Espinhaço nos contrafortes da Serra do Cipó, a localidade é roteiro original da Estrada Real.

Sabe-se, por tradição, que este povoado foi fundado pelo Bandeirante Romão Gramacho, no final dos séculos XVII e início do século XVIII, nele permanecendo alguns anos, ocupado na extração de ouro. Ergueu na rua das cavalhadas uma capela dedicada a Nossa Senhora das Oliveiras, porem tal construção era coberta de palha, já tendo desaparecido seus últimos vestígios, hoje no local encontra-se a Matriz.

Por sua localização geográfica, os atrativos naturais são os mais cobiçados pelos turistas. As cachoeiras e corredeiras permitem aos mais aventureiros a prática do turismo de aventura.

Regiões Turísticas

Localização

Localiza-se a 121 km da capital. Faz limite com os municípios Morro do Pilar, São Sebastião do Rio Preto , Santa Maria de Itabira, Itabira, Jaboticatubas e Santana do Riacho.

Acesso

Por terra: o acesso pode ser feito através das rodovias BR-381, BR-120, MG-434, MG-129







Hotéis e Pousadas em Itambé do Mato Dentro








Agências de viagens e turismo em Itambé do Mato Dentro