Itapeva



Em 30 de dezembro de 1962, deu-se a emancipação através da Lei Estadual Mineira 2.764 de 30/12/1962. Até então, era um dos Distritos da Camanducaia (como hoje os são São Mateus de Minas e Monte Verde). Na época da emancipação de Itapeva, o prefeito de Camanducaia, o Sr. Onofre Vargas, administrava o Distrito. Não houve relutância por parte de Camanducaia para a emancipação, sendo que parte do território onde está o Bairro Campo Redondo na verdade é pertencente à Camanducaia até hoje, mas é administrado e cuidado como que se fosse de Itapeva. Emancipado em 1° de Março de 1963, Itapeva, que antes era denominado “Vila Itapeva” desde 1948, tornou-se politicamente independente de Camanducaia/MG. O desenvolvimento se deu nas imediações da Igreja de São Sebastião, mas ao contrário de muitas cidades na região, a praça principal não fica junto à Igreja Matriz (Católica).

São eventos relevantes no município: a Festa do Padroeiro (20 de janeiro), o Carnaval de Rua (fevereiro ou março), o aniversário da cidade (1º de março), a Junifest {União das Festas Juninas de Itapeva/MG} (junho), a Festa do Carreteiro (julho), a Festa da Capetinga (julho) e Reveillón.

A festa Junina, denominada “Junifest” é derivada de um projeto recusado em Camanducaia no ano 1999 e consiste na união de todas as escolas (municipais, estaduais e/ou particulares) para que juntas promovam um evento mais forte e com boas atrações a nível regional. Artistas como Mário Zan e Meninos de Goiás já abrilhantaram o evento.

Itapeva conta com um clube recreativo (capacidade para 600 pessoas), dois ginásios poliesportivos; um estádio de futebol com iluminação e duas piscinas públicas artificiais.

Somam-se a esses, a piscina natural da "Pedra Chata" e as famosas cachoeiras em que se sobressai a do "Gusto Caipira".

Além disso, possui pizzarias, lanchonetes, lan houses e locadoras e outros segmentos para a comodidade para moradores e visitantes.

Localização

Itapeva está localizada a 458km da capital do estado.

Acesso

Por terra: cidade é ainda cortada ao meio pela Rodovia Fernão Dias (BR-381), uma das principais rodovias do País.

Hotéis e Pousadas em Itapeva

Pousada Recanto dos Bentos
Estrada das Flores km 3
Pousada Recanto dos Bentos
A partir de: R$ 180,00
Ver fotosPousada Recanto dos Bentos - Estrada das Flores km 3
Preços e Reservas Online
Reserva Online Pousada Recanto dos Bentos no Booking
Chacara Estrela Dourada
Estrada do Monkey, Sitio Santa Rita -124
Chacara Estrela Dourada
A partir de: R$ 600
Ver fotosChacara Estrela Dourada - Estrada do Monkey, Sitio Santa Rita -124
Preços e Reservas Online
Reserva Online Chacara Estrela Dourada no Booking






Agências de viagens e turismo em Itapeva

Riatur

Rua Joaquim Mariano, 109
Centro - (35) 3434-1367

Riatur

Rua Joaquim Mariano, 109
Centro - (35) 3434-1367