Janaúba



Janaúba, filha do Rio Gorutuba, é uma das cidades que mais se desenvolveu no Norte de Minas nos últimos 15 anos, exercendo influência nos municípios circovivinhos. Crescimento que aconteceu baseado especialmente na fruticultura, com participação imprescindível dos projetos de irrigação, e que veio acompanhado de situações próprias aos centros que se desenvolvem rapidamente e que passam a atrair migrantes em busca de melhores condições de vida. Janaúba, torna-se cidade pólo.

A economia embora tenha incorporado os benefícios trazidos pela construção da Represa do Bico da Pedra (no fim dos anos 70), pelo Governo Federal, ainda se ressente da ausência de capitais, políticas públicas, níveis satisfatórios de renda, entre outros.

A região Norte do Estado de Minas Gerais com seu clima tropical está inserida na região semi-árida brasileira, Polígono das Secas, por estar submetida a um regime climático irregular, com ocorrência de estiagens prolongadas e, conseqüentemente, elevada variabilidade anual das disponibilidades hídricas, apresentando sérias restrições à atividade agrícola, para a maioria das cidades Norte Mineiras.

Esta região, apesar de pertencer geograficamente à Região Sudeste, em sua trajetória histórica, tem uma forte ligação com o Nordeste: sua ocupação, seu povoamento, as ligações inter-regionais, tudo isto direciona para uma continuidade entre ambos. A ilustrar esta caminhada histórica está o fenômeno das secas, que periodicamente lança o povo do Janaúba e demais cidade do Norte de Minas, assim como seus irmãos Nordestinos, numa batalha pela sobrevivência.

Na tentativa de superar os problemas sócio-econômicos, influenciados pelas questões geográficas, Janaúba percebe que será a união dos municípios a mola propulsora para o desenvolvimento sustentável. Motivo pelo qual que faz parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado da Microrregião da Serra Geral de Minas – UNIÃOGERAL – composto por 16 municípios localizados no extremo norte do Estado de Minas Gerais.

Dos municípios do consórcio, 15 deles fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande. Na Bacia Hidrográfica do Rio Gorutuba, 13 dos municípios do consorcio fazem parte. Estes dois rios são afluente e subafluente do Rio São Francisco.

A economia da microrregião é baseada principalmente no Agronegócio, tendo como principais atividades: Bovinocultura de Corte e Fruticultura Irrigada. Nesta microrregião estão localizados 3 importantes perímetros irrigados, sendo: Projeto Jaíba, Projeto do Estreito e Projeto Gorutuba, este último, localizado em Janaúba, com uma localização privilegiada, pois além das culturas irrigadas, o Projeto Gorutuba favorece Janaúba com um grande potencial para o turismo, o ecoturismo, o artesanato, agroindústria e a agricultura familiar.

Regiões Turísticas

Localização

Janaúba está localizada a 547km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Janaúba








Agências de viagens e turismo em Janaúba

Thurismo & Cia

Rua Padre Cícero, 220 A
Centro - (38) 3821-6061

Voar Turismo

Rua Pio XII, 73
Centro - (38) 3821-1855