Manhumirim



Não se pode começar a falar da nossa história, referindo-se apenas à chegada do “homem branco”. A região de Manhumirim foi habitada primeiramente pelos Índios Botocudos. A pouco tempo, foram encontrados, por integrantes da ONG Força Verde de Manhumirim, dois sítios arqueológicos dos Botokudos (cultura indígena pré-colonial).

Os botocudos habitavam as regiões dos Vales dos rios Doce, Mucuri e Pardo, nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Entretanto, a corrente pioneira que invadiu o baixo Rio Doce, a partir do final do século XIX, fixando propriedades agrícolas ao sul e ao norte do rio, fizeram desaparecer por miscigenação, morte ou mudança de região, os primeiros habitantes destas terras.

Parque Municipal do Sagui

O Parque Municipal Sagui da Serra é uma unidade de conservação composta pelo maior fragmento de floresta (mata atlântica de altitude) da região, localizado na cabeceira do córrego Caatinga, em Manhumirim. No Parque, o turista pode usufruir de 6 Km de trilhas mata a dentro, praticar rapel, acampar, ou simplesmente curtir o contato com a natureza no seu estado mais puro. Existe também um campo rupestre a 1.500 mts de altitude, no meio da mata, de onde pode-se observar uma boa parte das terras do município.

A fauna é riquíssima, abrigando entre outros, o primata Sagüi da Serra, o Mono Carvoeiro, Macaco Prego do Peito Amarelo, Tucano do Bico Verde, Maritaca de Maximiliano e Araçari Banana. O Parque fica localizado a 7 quilômetros do centro da cidade, sendo de fácil acesso. Informações (33)3341-9900

Cachoeiras do Rio Claro

As cachoeiras do Rio Claro estão localizadas na divisa de Manhumirim com o Espírito Santo. Na verdade, o rio é a divisa dos dois estados (Minas e ES). São inúmeros poços de água cristalina, próprias para o banho.

Partindo do centro de Manhumirim, segue-se sentido Martins Soares. Após alguns quilômetros, entra-se pela estrada de chão à direita. As cachoeiras do Rio Claro estão a cerca de 20 km, no córrego Poço Fundo.

Pedra do Rapel

Rocha localizada ao lado da portaria do Parque do Sagüi, com ângulo de 45 a 90 graus, ideal para a prática do rapel.

Como Chegar (Itinerário)

Partindo da Praça Pe. Júlio Maria, na avenida Raul Soares (centro da cidade), seguindo pela avenida Agenor Carlos Werner, rua Nova Esperança, Avenida Virgílio Rodrigues de Oliveira, até a capela Nossa Senhora Aparecida, descendo pela direita, seguindo pela rua Otávio Antõnio Lemos, onde termina o percurso pavimentado. Daí segue-se no sentido do córrego Caatinga mais aproximadamente 7 km. Todo o percurso é sinalizado.

Capela da Santinha

-Está localizada no topo do Córrego do Ouro, tendo uma bela vista da serra do Caparaó. Todos os anos centenas de fieis fazem peregrinação na semana santa, da cidade até a capela.

-Construção com estilo moderno, com esquadrias de ferro.

Como Chegar (Itinerário)

Partindo da Praça Pe. Júlio Maria, na avenida Raul Soares (centro da cidade), segue-se pela avenida Narciso Rabelo, subindo à direita pela rua Madre Beatriz,depois José Costa, e Maria Olinda, até chegar na estrada sem pavimentação. Depois segue-se até passar pelo córrego dos Furtados, passando pelo córrego da Limeira e chegando-se no córrego do Ouro. A Capela está localizada na divisa dos municípios de Manhumirim e Manhuaçu, na cabeceira do córrego do Ouro.

Informações Complementares

-A caminhada da peregrinação é feita à noite, de quinta para sexta-feira. Recomenda-se que os peregrinos levem agasalho, água e lanche.

Regiões Turísticas

Localização

Manhumirim está localizada entre as montanhas do leste do Estado de Minas Gerais, a pouco mais de 300 quilômetros de sua capital, em posição muito favorável, uma vez que a cidade encontra-se próxima das principais vias de acesso do país.

Acesso

Por terra: A cidade está a 30 minutos do entroncamento da BR-262, via de ligação entre Belo Horizonte e Vitória, e da BR-116, ligação entre Rio e Bahia, que se cruzam.no distrito de Realeza, cidade de Manhuaçu-MG. Também a 30 minutos está a divisa de Minas com o estado capixaba.

Notícias, Reportagens e Artigos sobre Manhumirim

Notícias > Turismo > Turismo de aventura

Caparaó: destino que envolve na imensidão de serras, picos e montanhas

Caparaó: destino que envolve na imensidão de serras, picos e montanhas

Situado numa das partes mais altas da região Sudeste, abriga importantes formações como os Picos da Bandeira e do Cruzeiro

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Caparaó: picos e cachoeiras enfeitam o Sudeste brasileiro

Parque Nacional abriga importantes formações como os Picos da Bandeira e do Cristal

Blogs > Equipe EcoViagem > Viagens Nacionais

Caparaó - Na rota das serras mineira e capixaba

Caparaó - Na rota das serras mineira e capixaba

A expectativa era enorme por saber que iria conhecer o terceiro mais alto pico do Brasil, o Pico da Bandeira, com seus 2.890 metros!

 

Hotéis e Pousadas em Manhumirim

Agências de viagens e turismo em Manhumirim

Celiotur Agência de Viagens

Rua Sete de Setembro, 470 / Sala 103
Centro - (34) 3341-1083

Celiotur Agência de Viagens

Rua Sete de Setembro, 470 / Sala 103
Centro - (34) 3341-1083