Matozinhos



Matozinhos possui um das maiores concentrações espeleológicas do Brasil: 269 cavernas, grutas, abrigos e outras cavidades catalogadas.

Há cerca de 20 sítios arqueológicos, onde podemos destacar: a Gruta do Ballet, tendo como maior destaque o conjunto cênico denominado “Ritual da Fecundidade”; a Lapa de Cerca Grande que é o sítio arqueológico mais importante da região, com 302 figuras rupestres e o Sítio Arqueológico de Boleiras onde foram descobertas novas ossadas humanas de cerca de 8500 anos e vestígios ósseos de uma preguiça gigante, animal que viveu na nossa região e foi extinto entre 10 mil e 12 mil anos atrás.

Matozinhos, com seu tradicional Santuário, é um centro de peregrinação que atrai todos os anos, considerável número de visitantes.

Como pontos turísticos Matozinhos têm as famosas Grutas Calcárias de “Cerca Grande”, “Cristais” e “Poções”. O Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos é uma obra artística e imponente.

A cidade localizada a 54 km de BH na zona metalúrgica do Estado de Minas Gerais, foi classificada pela EMBRATUR como Município de Potencial Turístico (MPT), por possuir recursos naturais e culturais expressivos.

Quanto aos recursos culturais podemos destacar as antigas fazendas coloniais, tais como a Fazenda da Jaguara, cuja construção iniciou-se em 1724 e onde encontram as ruínas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição “1786”, obra atribuída a Aleijadinho.

Matozinhos destaca-se, também, por festas e eventos culturais e históricas: Folia de Reis, Congada, Boi da Manta, Jubileu do Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora do Rosário (sede e distrito), Juninas, Semana Santa, Carnaval, Aniversário da Cidade, Matozinhos para Cristo, entre outros.

SANTUÁRIO DO SENHOR BOM JESUS DE MATOZINHOS
Nome: Santuário do Senhor Bom Jesus
Endereço: Praça Bom Jesus - Centro
Telefone: 31 3712-1042

O santuário foi construído no mesmo local onde havia uma capela do século XVII. Desta primitiva Capela restou apenas o material que reveste as colunas de sustentação da nave. O templo atual foi projetado numa tentativa de reproduzir uma igreja existente em Milão, Itália.

A edificação destaca-se em relação ao casario e dimensões da cidade pelas suas proporções monumentais. O partido em T mostra claramente a tentativa de cópia das igrejas renascentistas italianas com elementos flagrantes deste estilo de época europeu, porém adaptados aos materiais e sistemas construtivos regionais. Apresenta átrio de grandes dimensões, dividido em cinco ambientes que correspondem aos elementos da fachada. Sua planta apresenta eixo de simetria. O Santuário é o que possui o maior número de janelas da América Latina.

IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA JAGUARA

As ruínas da igreja estão escoradas por ferragens, pois ameaçava cair o que ainda resta. A sua destruição começou no fim do século XIX quando o então proprietário, o inglês George Chalmers resolveu doar parte dos móveis à Igreja em Nova Lima, onde trabalhava. Muitas peças foram vendidas a decoradores da região.

Em pouco tempo, sem nenhuma manutenção e interesse em preservar o patrimônio, a igreja começou a cair, pois seu teto tinha sido retirado.
As ruínas da Igreja Nossa Senhora da Jaguará fazem parte da única obra completa atribuída ao mestre Aleijadinho. Ele fez todo o desenho da igreja e a ornamentou durante os anos de 1782 a 1786.

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL – FAZENDA BOM JARDIM

Esta reserva representativa de ecossistemas do Cerrado e Mata Atlântica, recursos hídricos de grande representatividade com rios subterrâneos, área cárstica, paisagem relevante em algumas áreas e fauna e flora típica da região. Foi gravada em cartório com perpetuidade, para proteger a biodiversidade, em benefícios das futuras gerações.

GRUTA DO BALLET

A Lapa do Ballet está inserida em um conjunto Cárstico de beleza cênica além de ser de grande importância arqueológica. Localiza-se a 1 km aproximadamente do Abrigo de Poções, 500 metros à direita de Chapéu, e a 4,5 km a nordeste de Matozinhos, em um rochedo calcário onde domina do alto, um riacho e uma depressão também de formação calcária.

A Lapa do Ballet pertence à RPPN da Empresa Lafarge e está em meia vertente, fundindo-se com paredão calcário, sub-vertical, mascarado pela vegetação. Seus espeleotemas são poucos. Listam-se estalactites, estalagmites e uma interessante formação que lembra uma meia cúpula, formada de diversos estratos de calcita. A Lapa do Ballet tem como destaque o conjunto cênico chamado “Ritual da Fecundidade”: suas pinturas mostram mulheres nuas grávidas e ainda em posição fetal. As figuras masculinas que aparecem também estão nuas.

O Sítio do Ballet é de grande interesse para o estudo dos grupos primitivos que habitaram a região. Considerado um dos mais importantes do país, principalmente por suas pinturas que formam um conjunto de beleza rara e uma fonte de estudos para os pesquisadores. As visitas são permitidas com autorização da Empresa e do IEPHA. Em períodos de chuva não se consegue chegar ao local.

GRUTA IRMÃOS PIRIÁS

Localiza-se a Sudoeste de Matozinhos fazendo divisa com o município de Pedro Leopoldo. Seu acesso mais fácil é por uma estrada interna, passando pela Fazenda do Ipê.

Esta possui um córrego em seu interior que sai no seu lado norte e que vai esculpindo a rocha calcária, que é dissolutiva. Em seu interior existe um poço de 4 metros de profundidade e 3 metros de comprimento e mais à frente uma cachoeira com um pouco mais de 10 metros, seus espeleotemas são diversificados: represas de travertinos, estalactites, estalagmites, etc.

A gruta deve ser visitada no período de seca, pois o córrego que passa em seu interior, no período de chuva aumenta o volume d’água inundando a gruta, que não possui nenhuma clara-bóia. Próximo a essa gruta, há uma cachoeira que pode ser utilizada para a prática de “cannoyng”. A estrada é adequada apenas para veículo de passeio.

CONJUNTO ARQUEOLÓGICO CERCA GRANDE

O maciço calcário de Cerca Grande é o sítio arqueológico mais importante da região. Sua aparência impressionante destaca-se na paisagem pouco acidentada. Lund, em 1835, descreve ao deparar-se com Cerca Grande: “Julguei ter diante de mim as ruínas de um vestuto Palácio de Gigantes e meus olhos demoraram-se na contemplação de uma série de altas areadas na ala esquerda, como se espera-se descobrir aí, os vestígios de seus habitantes misteriosos".

O maciço domina uma lagoa, tendo orientação leste/ oeste e possuindo aproximadamente 2 Km de comprimento. Na face oeste existe uma série de abrigos, entre os quais encontra-se o abrigo 1. este abrigo foi pesquisado por Hurt e Blasi em 1956 sendo que, em 1971, a missão franco-brasileira realizou o levantamento das pinturas rupestres existentes.

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Nome: Biblioteca Pública João Batista Teixeira
Endereço: Praça Do Rosário, 50 - Cruzeiro.
Telefone: 31 3712-5505

Nome: Memorial Agripa Vasconcelos
Endereço: Praça do Rosário, 50 - Cruzeiro.
Telefone: 31 3712-5505
Dias e Horários de Funcionamento: De segunda à sexta de 8 às 18 horas

Nome: Igreja do Rosário
Endereço: Praça Santa Cruz - Cruzeiro
Telefone: 31 3712-1042
Tipo: Igreja /Capela/ Santuário

Nome: Capela do Rosário
Endereço: Praça do Rosário - Cruzeiro
Telefone: 31 3712-1042

Nome: Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Jaguara
Endereço: Fazenda da Jaguara
Telefone: 31 3661-2687

Regiões Turísticas

Localização

Matozinhos está localizada a 47km da capital do estado.

Hotéis e Pousadas em Matozinhos

Hostel BH
Rua Brasilia 298, Carlos Prates
Hostel BH
Ver fotosHostel BH - Rua Brasilia 298, Carlos Prates






Agências de viagens e turismo em Matozinhos

Free World Turismo Ltda

Praça Bom Jesus, 137 / Sala 03
Centro - (31) 3712-2026

Free World Turismo Ltda

Praça Bom Jesus, 137 / Sala 03
Centro - (31) 3712-2026