Milho Verde

Lugar pitoresco



Duas importantes igrejas setecentistas – Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres e Capela Nossa Senhora do Rosário, ladeadas por modesto casario colonial, conferem uma atmosfera de paz e contemplação a este pitoresco lugar, que é parada obrigatória de todo viajante que trafega na rota entre o Serro e Diamantina.

Situado nas vertentes da Serra do Espinhaço, a 25km da sede do município do Serro, esse vilarejo não muito distante das cabeceiras do Rio Jequitinhonha foi elevado à categoria de distrito em nove de julho de 1868.

Quanto ao nome, existem duas versões: uma faz referência a um certo português de nome Rodrigo Milho Verde, que durante muitos anos teria morado no local. A outra versão conta que os primeiros bandeirantes que alcançaram a região encontraram uma comunidade indígena e esta lhes teria oferecido uma grande quantidade de milho verde.     

Na década de 80, algumas pessoas cansadas das cidades grandes, em busca de uma vida alternativa, descobriram a singela e tranqüila Milho Verde. Depois, o local foi descoberto pelos turistas, que buscavam novas paisagens e opções fora dos roteiros de turismo de massa. A partir daí, é que foi se formando uma pequena infra-estrutura para receber os novos visitantes.      

Hoje, Milho Verde possui um aspecto rústico e encantador, em absoluta harmonia com a natureza. A belíssima paisagem, o patrimônio histórico, as cachoeiras, a singela hospitalidade dos habitantes e a deliciosa culinária típica fazem desse vilarejo um destino muito especial.

Passar alguns dias em Milho Verde é se deixar levar por uma vida simples, sem horários e compromissos, aliás, os únicos compromissos que se pode ter em Milho Verde são: tomar banhos de cachoeiras de águas límpidas ou experimentar uma comida feita em fogão à lenha, saborear goiabadas e marmeladas, tudo muito autêntico e mineiro.

Texto: Governo de Minas Gerais

Localização

Região central de Minas Gerais. Esta a 350 Km de Belo Horizonte, 677 km do Rio de Janeiro e 822 km de São Paulo.

Acesso

Por Terra: O acesso pode ser feito de carro ou ônibus pelas principais rodoviasBR 381, MG129 e BR259. Saindo de Belo Horizonte seguir pela BR 259 e MG 010.







Hotéis e Pousadas em Milho Verde








Notícias, Reportagens e Artigos sobre Milho Verde

Notícias > Turismo > Turismo cultural

Carnaval de Minas Gerais tem opções para todos os gostos

Carnaval de Minas Gerais tem opções para todos os gostos

Para quem quer aproveitar feriados prolongados ao longo do ano, Minas Gerais tem várias opções. Especialmente no Carnaval, o turista pode contar com alternativas que vão desde a folia das Cidades Históricas ao sossego dos hotéis fazenda

Colunistas > Fotografia em viagens > Victor Andrade

São Gonçalo do Rio das Pedras, no coração da estrada Real

São Gonçalo do Rio das Pedras, no coração da estrada Real

Viagem pela estrada Real e suas pequenas cidades, casas e sua paisagem, um hiato no tempo.

Blogs > Equipe EcoViagem > Viagens Nacionais

Milho Verde - O aconchegante clima Mineiro

Milho Verde - O aconchegante clima Mineiro

Ruas de terra, casinhas de adobe coloridas, cavalos pastando, galinhas, fumaça saindo pelas chaminés dos fogões a lenha: em Milho Verde, vilarejo do município de Serro, com nome curioso e muitos encantos, impera o aconchegante clima mineiro.

 

Agências de viagens e turismo em Milho Verde