Parques Nacionais > 

Grande Sertão Veredas - MG

Uma das áreas mais selvagens do cerrado



Do real para os livros. A região e seu povo sábio e simples encantaram o escritor Guimarães Rosa, inspirando algum de seus personagens e obras como Grande Sertão: Veredas. Com paciência e atenção pode-se explorar uma das áreas mais selvagens do cerrado brasileiro.

A criação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, em 1989, está ligada a estudos realizados pela ONG Funatura - Fundação Pró-Natureza. Em parceria com o Ibama, a Funatura administra até hoje os 83.364 hectares do parque.

Aspectos Culturais e Históricos

O cenário do Parque Grande Sertão Veredas escapou por pouco de se transformar em monótona plantação de soja. A idéia de homenagear o escritor Guimarães Rosa e ao mesmo tempo proteger o ecossistema, formado por veredas e chapadões do cerrado, foram as premissas para a criação do Parque.

Aspectos Naturais

O parque está no Chapadão Central, divisor de águas das bacias dos rios São Francisco e Tocantins. A paisagem típica é a do cerrado, marcada pela presença de veredas.

A vegetação apresenta árvores de pequeno porte, como a peroba-do-campo, e matas de galeria. Uma espécie encontrada é o buriti.

A fauna está representada pela ema, lobo-guará, tatu-canastra e tamanduá-bandeira.

Clima

O Clima é característico da região dos cerrados brasileiros, com temperatura média anual de 21C e com estação seca bem definida, ocorrendo durante os meses de setembro a novembro, e estação chuvosa entre dezembro e fevereiro. Sendo o mês mais frio normalmente o mês de Junho.

Atrações

Apesar de não estar aberto à visitação, necessita de licença prévia do IBAMA para visitação. O escritório da unidade fica no município da Chapada Gaúcha. É possível conhecer o parque e a região, de preferência com a ajuda de um bom guia e um veículo de tração nas quatro rodas. Explorar a região permite conhecer um pouco mais sobre o cerrado e suas características.

Infra-estrutura

O parque não possui nenhuma infra-estrutura. É possível ficar hospedado nas cidades de Arinos, a 95 km do parque, e São Francisco, a 130 km.

Objetivos específicos da unidade

Promover trabalhos de educação ambiental para as populações locais; preservar um ecossistema típico da região e facilitar a pesquisa neste ecossistema.

Decreto e data de criação

Foi Criado pelo decreto n 97.658 de 12.04.1989 - Decreto s/n de 21.05.04 - Amplia limites do Parque.

Endereço para correspondência

Rua Guimarães Rosa, 149 - Centro.

39314-000 - Chapada Gaúcha - MG

Fonefax: (38) - 3634-1132

E-mail: parnagsv@ligbr.com.br

Estados

Localização

O Parque Nacional Grande Sertão Veredas está localizado no norte de Minas Gerais, pertencendo aos municípios de Formoso, Arinos, Januária, São Francisco e Chapada Gaúcha, além do município de Cocos, no sul da Bahia.

Acesso

O acesso, saindo de Brasília, pode ser feito através da BR-020 (Brasília-Salvador), até o km 202, onde segue em direção a Formoso por 65 km de estrada de terra. O acesso, saindo de Belo Horizonte, e através BR-040 até São Francisco (500 km). Nesta cidade se pega a balsa para atravessar o rio São Francisco e depois se percorre mais 127 km até a cidade Chapada Gaúcha. A cidade mais próxima da unidade é Chapada Gaúcha que fica a uma distância de 750 km da capital.

Hotéis e Pousadas em Grande Sertão Veredas - MG

Sitio da Vo Salvelina
Estrada da Lagoa, s/n
Sao Francisco



Notícias, Reportagens e Artigos sobre Grande Sertão Veredas - MG

Notícias > Turismo > Ecoturismo

Surpreenda-se ao visitar os Parques Nacionais

Se a ideia é, de vez em quando, fugir da selva de pedras, a solução pode ser simples e surpreendente. Vamos juntos conhecer mais e proteger os Parques Nacionais do nosso país

 

Atrativos turísticos - Grande Sertão Veredas - MG